Nova Logo CSJT
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Texto de apresentação da nova Logo CSJT

Manual de uso da nova Logo CSJT

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Ato CSJT nº 60 de 26 de março de 2015

Esse Ato da Presidência do CSJT define o logotipo, a assinatura visual e o manual de aplicação da marca do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, regula sua utilização e dá outras providências.

Libreto JT Notáveis 10 Anos

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 Selo Comemorativo  para correspondências oficiais

 

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10 anos - Conheça a história da Comunicação Social no CSJT

 

01/06/2015 - A área de Comunicação Social do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) teve início na formação do Comitê de Comunicação Organizacional composto, além do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), pelos Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª, 9ª, 10ª, 14ª e 20ª Regiões.

O comitê cumpriu o objetivo de estudar a estrutura e a infraestrutura de Comunicação Social existentes nos TRTs, com vistas a contribuir para a concepção da organização e arquitetura típicas dessa área e necessárias à promoção da comunicação institucional dos órgãos de 1º e 2º graus da Justiça do Trabalho.
 
Os resultados do referido estudo foram apresentados no Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom) em sua 5ª edição (2009). Em seguida, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou o mapeamento das áreas de Comunicação Social de todos os tribunais brasileiros.
 
O processo de construção do papel estratégico da Comunicação Social no CSJT obteve interface quando, em março de 2010, o CNJ realizou o 1º Workshop de Gestores das Metas para tratar, entre outros assuntos, das estratégias de comunicação das metas prioritárias e gestão em comunicação.
 
Em 2011, o CSJT delimitou sua própria área afim, tendo nessa fase, atribuições referentes à divulgação e assessoria de imprensa.
 
No mesmo ano, a ASCOM/CSJT lançou a logo, nos termos do Ato CSJT.GP.SG nº 129, de 15 de junho, composta por elementos gráficos, e essa assinatura foi o primeiro produto do processo de atualização da identidade visual do Conselho. 
 
Ainda em 2011, o CSJT aprovou a Resolução nº 80, que institui a Política Nacional de Comunicação Social no âmbito do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. O documento apresentou diretrizes a serem seguidas na elaboração e execução de ações de Comunicação Social. E, como decorrência, no mês de agosto, o Ato Conjunto CSJT.TST.GP.SG nº 14 designou os integrantes do Comitê Gestor de Comunicação Social da Justiça do Trabalho.
 
Também em 2011, a ASCOM participou da elaboração do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, e, com o foco ainda em assessoria de imprensa, estabeleceu indicadores estratégicos próprios: número de postagens de conteúdo no Facebook, Twitter e Youtube; número de matérias jornalísticas produzidas; índice de inserções de matérias institucionais na mídia externa; e quantidade de acessos ao portal do CSJT na internet.
 
Em 2012, aprovado o Regulamento Geral da Secretaria do CSJT, por meio do Ato CSJT.GP nº 105, de 10 de maio, a  Assessoria de Comunicação Social foi formalizada, dentre outras providências.
 
Finda a vigência do primeiro Planejamento Estratégico em 2014, a assessoria participou da elaboração do atual Plano Estratégico do CSJT (2015-2020) e, fundamentada pelo processo de implantação e desenvolvimento institucional, se consolidou como unidade administrativa, com foco na missão do Conselho de auxiliar na supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.
 
Portanto, a atual etapa se caracteriza pela definição de novos objetivos e indicadores estratégicos suficientes ao direcionamento das ações de comunicação da ASCOM para subsidiar a supervisão da comunicação institucional da JT de 1ª e 2º graus e, assim, preservar o papel do CSJT como órgão central do sistema.  
 
Este propósito está expresso nos seguintes indicadores:
 
• Promover a melhoria contínua dos processos de trabalho por meio do Índice de Alinhamento da Comunicação (IAC), que designa a quantidade de produtos e serviços de comunicação alinhados às necessidades dos TRTs.
 
• Fortalecer os processos de supervisão e controle à governança por meio do Índice de Conteúdo Replicado Uniformizado (ICRU), que designa os produtos de comunicação fornecidos pela ASCOM/CSJT e copiados pelos TRTs nas mídias.
 
A partir desta diretriz e com o ano de 2015 evidenciado por ações alusivas à primeira década de instalação do CSJT, a ASCOM identificou a decisão do Conselho de aprimorar seus valores na busca por inovação e integração.
 
Coube, então, a essa unidade desenvolver novas logos – uma comemorativa (com a expressão “10 anos do CSJT”) e outra não comemorativa – e a assinatura visual do Conselho. Esses produtos foram formalizados, em 26 de março, pelo o Ato CSJT.GP.SG. nº 60, que estabeleceu também o manual de aplicação da marca. 
 
Essa trajetória de oito anos, dentro dos dez que o CSJT comemora pelo fortalecimento contínuo dos Tribunais Regionais do Trabalho e das Varas do Trabalho, repercute com os seguintes lançamentos até o dia 25 de junho próximo: 
 
1. Nova logo do CSJT.
 
2. Boletim Eletrônico JT em foco em edição comemorativa.
 
3. Selo comemorativo dos “10 anos de instalação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho”.
 
4. Slogan do CSJT – “Administração Compartilhada do Judiciário Trabalhista”.
 
5. Vídeo institucional sobre o CSJT.
 
6. Crescimento institucional no Facebook.
 
7. Série de matérias com foco na missão e nos serviços prestados aos cidadãos pelas respectivas unidades administrativas e sobre os Conselheiros.
 
8. Nova arquitetura para o Portal http://www.csjt.jus.br.
 
9. Emblema “10 anos de instalação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT”.
 
10. Edição comemorativa do Regimento Interno.
 
11. Libreto “10 Anos do CSJT”, que aborda a história e as decisões relevantes.
 
12. VT Institucional
 
Agradecemos a parceria das áreas de comunicação do TST e da JT de 1º e 2º graus.
 
E até os 75 anos da Justiça do Trabalho em 2016!
 
ASCOM/CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

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