Visualização de Wiki

Local para consulta dos nomes alfabéticos letra a letra

A ordenação alfabética pode seguir dois critérios: letra por letra ou palavra por palavra. Quando utilizamos regras de alfabetação, a nossa opção é fazer palavra por palavra. No caso de ANA e ANÁLIA, Anália virá depois, porque Anália, além do ANA, tem "LIA" ... então o termo ANA será ordenado antes de ANÁLIA. Isso se deve à necessidade de se comparar sempre cada palavra do termo na mesma ordem em que aparece: primeiro termo compara-se com o primeiro termo, segundo com o segundo, e assim sucessivamente.

Veja, por exemplo, uma das regras que diz que "as iniciais precedem os nomes iniciados pela mesma letra". Isso se deve ao fato de que os termos que iniciam pela mesma letra possuem além da Letra que o inicia mais caracteres alfabéticos: Ex.: L. Dantas comparado a Lilian Dantas.

L. Dantas Lilian Dantas

Nessa ordem. Com isso você poderá perceber mais sobre os critérios de ordenação letra por letra com base nas regras de alfabetação.

Nas nos de ordenação letra por letra não se ordena as palavras na ordem em que são dispostas e também não fazemos uso de regras de alfabetação.

Ex.: Ana Carla e A. Silva.

Letra por letra a ordem será:

Ana Carla A. Silva

Veja que não a ordem das palavras não foram consideradas, em que continuamos a fazer a ordenação pela ordem das letras independentemente das palavras.

Para que entenda melhor veja no caso de palavra por palavra esse mesmo exemplo a ordem será diferente:

A. Silva Ana Carla

Alterou por que comparamos a primeira palavra com a primeira palavra, A. com Ana, nesse caso ordenamos em primeiro lugar a incial para depois o termo Ana.

0 Anexos 0 Anexos
30029 Visualizações

Média (0 Votos)
Formulário
Fale com o Arquivista


Conteúdo de Responsabilidade da CGDOC

Coordenador de Gestão Documental
Luiz Fernando Duarte de Almeida
Telefone: 3043-4155
Email: cgdoc@csjt.jus.br