« Voltar

Processo trabalhista encerrado em 13 dias é um dos destaques do Programa Conciliando

 
 
                         Baixe o Áudio
        
 

 

(07/07/2017)

 A edição do programa Conciliando aborda um trabalho de conciliação que encerrou um litígio no tempo recorde de 13 dias. A juíza do Trabalho Samantha Mello, da 8ª Vara do Trabalho de São Bernardo do Campo/SP (TRT2), deu fim ao processo cujo reclamante pedia tutela antecipada para restabelecimento de plano de saúde após ter sido demitido. A rápida tramitação somente foi possível porque a Vara, ao notar que havia a solicitação de antecipação dos efeitos da sentença, fez um encaixe em pauta para uma tentativa de conciliação. Na audiência, realizada no último dia 13 de junho, o trabalhador abriu mão da tutela antecipada, havendo, ainda, de forma amigável, conciliação quanto aos demais assuntos pleiteados.

Outra notícia de destaque é o acordo milionário fechado pela 2ª Vara do Trabalho de Marília (TRT15), que pôs fim ao processo envolvendo 763 ex-empregados da Circular de Marília, empresa de transporte coletivo. O acordo, no valor de quase R$19,5 milhões, corresponde a créditos trabalhistas, honorários advocatícios e periciais. Os trabalhadores foram demitidos em 2012, após a reclamada ter perdido a concessão do transporte coletivo na cidade.

O “Giro da Conciliação” também passa pelo Maranhão, onde a Vara do Trabalho de Presidente Dutra (TRT16) homologou um acordo entre a prefeitura da cidade de Governador Eugênio Barros e 88 funcionários, colocando fim a um processo que tramitava desde 2010.

No quadro de entrevistas, você confere uma conversa sobre as políticas de conciliação no TRT da 6ª Região, em Pernambuco, com o juiz do trabalho Eduardo Câmara, coordenador do Núcleo de Conciliação daquele Regional.

Para terminar, o juiz do Trabalho Rogério Neiva responde a pergunta: uma pessoa pode ganhar pontos em concurso público da magistratura se atuar como conciliadora ou mediadora em centros de conciliação?

O Conciliando é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 16h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e domingos às 9h30. O programa também pode ser acessado pelo site www.csjt.jus.br/programa-conciliando

(Rodrigo Tunholi/GR)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907