Central de Atendimento PJe-JT: 0800 200 6272

 

Acesso ao Sistema  PJe - Processo Judicial Eletrônico

  

1º Grau

 
 
 
 
 

 

2º Grau

 
 
 
 
 

 

Notícias PJe-JT
« Voltar

PJe-JT chega à Vara do Trabalho de Maruim (SE)

PJe-JT chega à Vara do Trabalho de Maruim (SE)


06/12/2012 - O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) chegou em mais uma Vara do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE). A Vara de Maruim – com sede provisória em Carmópolis – recebeu a implantação do novo sistema nesta quarta-feira (05/12), em solenidade conduzida pelo desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, presidente do TRT da 20ª Região.

Depois de ser implantado em todas as Varas de Aracaju, em Propriá e em Lagarto, o PJe-JT entra em funcionamento na Vara do Trabalho de Maruim com sucesso. “O desafio de levar o PJe-JT para todo o estado sergipano é grande. A cada versão nova temos que incluir as ferramentas atualizadas. Mas passadas as dificuldades, colheremos os benefícios”, disse o presidente. A unidade tem jurisdição sobre os municípios de Capela, Carmópolis, Divina Pastora, General Maynard, Japaratuba, Laranjeiras, Maruim, Pirambu, Riachuelo, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas e Siriri.

Dentre as vantagens trazidas com o PJe-JT está a acessibilidade para os advogados, que podem ingressar com ações durante todo o dia, onde quer que estejam, em casa ou no escritório, por exemplo. “Agora podemos acionar o sistema eletrônico de qualquer lugar. É um momento histórico e a advocacia agradece”, afirmou o advogado João Pereira, representante do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/SE, na ocasião.

O pioneirismo do tribunal foi destacado pelo juiz do trabalho Luís Fernando Almeida de Araújo. “Ampliar o PJe-JT da capital para o interior é marca do momento pioneiro que o TRT passa. Sendo pioneiro, paga-se um preço, porém com as melhorias vindas, juntamente com a OAB se chegará ao aperfeiçoamento pleno”, afirmou.

Antes do processo eletrônico ser implantado, várias ações foram realizadas para obter o êxito final. “Para atravessar a fase de instalação, realizamos cursos e palestras sobre o funcionamento do sistema, direcionados a servidores, magistrados e advogados, criamos a Central de Atendimento para os usuários e um programa de preparação para as mudanças causadas no ambiente de trabalho”, lembra o presidente Jorge Cardoso.

O primeiro processo da unidade, via PJe-JT, foi ajuizado pelo advogado trabalhista Petrúcio Messias de Souza, e recebeu o número 0020001-73.2012.5.20.0015. A audiência foi marcada automaticamente para ocorrer no dia 6 de fevereiro de 2013, às 9h25. “Temos que olhar o processo convencional pelo retrovisor. Tiveram várias mudanças no sistema com melhoras significativas. Sergipe avançou e muito, trazendo o PJe-JT para todas as varas”, afirmou o advogado.

Depois de implantado na Vara de Maruim (provisória em Carmópolis), o PJe-JT será levado para as outras três unidades do interior. As próximas a receberem o PJe-JT são: Estância (10/12), Itabaiana (11/12) e Nossa Senhora da Glória (12/12). Com a introdução do sistema eletrônico nas respectivas Varas, a Justiça do Trabalho de Sergipe terá todas as unidades com funcionamento totalmente digital.

(Fonte: TRT da 20ª Região/SE)

Conselho Superior da Justiça do Trabalho - Endereço: SAFS Qd.8 Lote 1 Bloco A 5º andar CEP: 70.070-600
Telefone: (61) 3043-4005 - Fax: (61) 3043-3438 - Fax Petições: (61) 3043-4808 / 3043-4809 / 3043-4810