Eventos

 2010

I Simpósio de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho

Realizou-se, nos dias 18 e 19 de agosto de 2010, o I Simpósio de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, organizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, com o objetivo de proporcionar a interação e a troca de experiências entre os órgãos da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, além de elaborar propostas para edição de regulamentação sobre o tema e atender à A3P em Licitações Sustentáveis.

 2011

1º Encontro de Compras Públicas Sustentáveis da Justiça do Trabalho

O 1º Encontro de Compras Públicas Sustentáveis da Justiça do Trabalho aconteceu em 16 de agosto de 2011 no Tribunal Superior do Trabalho e contou com as seguintes apresentações:

  • Compras Públicas Sustentáveis - Razões Éticas e Jurídicas;
  • Compras Públicas Sustentáveis em Sinergia com o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis;
  • Controle e Compras Sustentáveis;
  • Compras Públicas Sustentáveis no Brasil: Casos Práticos;
  • Guia Prático de Licitações e Contratações Públicas Sustentáveis da Consultoria Jurídica da União em São Paulo.

 2012

Oficina ISO 26000

A Oficina ISO 26000 foi organizada pelo Fórum Governamental de Responsabilidade Social - FGRS e pela Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P – MMA, com apoio da ABNT, Interlegis, Furnas e Petrobrás, no intuito de divulgar a ISO 26000 e realizar um debate sobre os princípios e os temas centrais da Norma.

A proposta da oficina foi elaborada a partir dos resultados do Levantamento das Ações de Responsabilidade Social nas Instituições Participantes do FGRS, que apontou para a necessidade de ampliar o conhecimento e a divulgação da ISO 26000 entre os órgãos de governo com o objetivo identificar possíveis ações e políticas de Responsabilidade Social para a administração pública.

A Oficina ocorreu nos dias 17 e 18 de maio de 2012 no Auditório da Interlegis. O primeiro dia foi dedicado a palestras e mesas de debate sobre os temas centrais da Norma, com especialistas da Delegação Brasileira da ISO 26000. No segundo dia, foram definidos grupos de trabalhos para debate, mediado por especialistas em cada tema, sobre a aplicabilidade das questões para as organizações governamentais e identificação de ações e propostas para as políticas de Responsabilidade Social dos órgãos.

Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A Justiça do Trabalho atuou nos seguintes eventos:

  • O fórum Governamental de Responsabilidade Social e a sustentabilidade na administração Pública;
  • Apresentação do Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho;
  • Desenvolvimento Sustentável e a Justiça do Trabalho: uma contribuição para os empregos verdes;
  • Processo Judicial Eletrônico;
  • Apresentação do Programa Trabalho Seguro.

Curso de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis - CSJT e MMA

O Curso de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis aconteceu de 26 de novembro a 5 de dezembro de 2012 no Tribunal Superior do Trabalho com transmissão ao vivo para os auditórios dos Tribunais Regionais do Trabalho nos Estados. O treinamento, uma parceria entre o CSJT e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), visou capacitar os servidores acerca das novas demandas decorrentes da implementação do Guia Prático de Contratações Sustentáveis, aprovado em 25 de maio de 2012, mediante a Resolução CSJT nº 103.

 2013

Seminário Sustentabilidade e Licitações - AGU-CSJT

O Seminário Sustentabilidade e Licitações, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em parceria com a Advocacia Geral da União, aconteceu nos dias 14 e 15 de maio de 2013 no Tribunal Superior do Trabalho. O Seminário, destinado a todos os servidores da Justiça do Trabalho, aos Advogados da União, bem como aos integrantes das Consultorias Jurídicas da União nos Estados (CJUs-CGU), contou com 13 painéis, apresentações e oficinas com foco na Sustentabilidade nas Políticas Públicas e sua Efetividade e teve como palestrantes Advogados da União, Procuradores Federais e professores especializados no tema.

 2015

1º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho

O 1º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, uma parceria entre o CSJT e o TRT da 8ª Região, aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015 em Belém-PA (TRT 8).

Reunindo Presidentes de TRTs, Desembargadores do Trabalho e servidores, o evento teve como objetivo divulgar e debater a Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, instituída pelo Ato Conjunto nº 24/2014.

A abertura foi feita pelo presidente do TRT do Pará e do Amapá, desembargador Sérgio Rocha, que destacou a importância do trabalho conjunto com a sociedade civil no desenvolvimento de programas que estimulem a sustentabilidade. Já o coordenador do Comitê Gestor da Política de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior, destacou que este primeiro encontro representou a conclusão de uma primeira fase: o de divulgar e mobilizar.

O evento contou com 9 palestras e painéis apresentados por Desembargadores, Juízes, Servidores e outros especialistas da área, com destaque à última apresentação sobre o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

2017

2º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho

O 2º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, uma parceria entre o CSJT e o TRT da 4ª Região, acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro de 2017 em Porto Alegre-RS (TRT 4).