Menu de Navegação

Notícias

null Arena do Grêmio recebe ato pelo Trabalho Seguro na segunda (24/09)

Arena do Grêmio recebe ato pelo Trabalho Seguro na segunda (24/09)


21/09/2012 - Porto Alegre sedia, na próxima segunda-feira (24/09), o Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil. Promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), o evento será realizado a partir das 10h, na Arena do Grêmio, junto aos operários que atuam na obra do estádio. O ato terá a presença de atletas como os judocas medalhistas olímpicos Mayra Aguiar e Felipe Kitadai.

Este será o décimo ato público realizado pela Justiça do Trabalho em obras de estádios brasileiros, que já passou por Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. O Trabalho Seguro foi lançado em 2011 pelo TST e CSJT, em parceria com os ministérios da Saúde, Previdência Social, Trabalho e Emprego, Advocacia-Geral da União e Ministério Público do Trabalho. O objetivo do programa é estimular a prevenção de acidentes e reduzir o alto número de casos no Brasil. O ato público nos estádios pretende alertar os trabalhadores sobre os riscos das atividades diárias na construção civil.

Os operários da Arena assistirão a vídeos sobre segurança no trabalho e receberão kits com brindes e material didático a respeito de prevenção de acidentes e os direitos dos trabalhadores. Também haverá sorteios de bolas de futebol, bicicletas e outros prêmios fornecidos pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do Rio Grande do Sul (Siticepot), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª (Região) e  Serviço Social da Indústria (SESI).

Preocupação

No Brasil, o número de acidentes de trabalho caiu de 755.980 casos em 2008 para 733.365 em 2009, até chegar a 701.496 acidentes em 2010, ano do último levantamento do Ministério da Previdência Social. Deste total, 58.237 (8,3%) ocorreram no Rio Grande do Sul. Já as mortes decorrentes de acidentes de trabalho aumentaram no país: de 2.817 registradas em 2008, o número caiu para 2.560 em 2009, mas voltou a subir em 2010, quando foram registrados 2.712 óbitos.

Entretanto, o cenário pode ser muito pior, pois os acidentes registrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego são referentes apenas àqueles em que as empresas registraram as CATs (Comunicação de Acidente do Trabalho), o que deixa de fora da estatística os servidores públicos, militares, policiais e trabalhadores do setor informal da economia.

Arena Grêmio

A construção do novo estádio teve início em há exatos dois anos, em 20 de setembro de 2010. A inauguração está prevista para o dia 8 de dezembro, com partida amistosa entre o Grêmio e os alemães do Hamburgo SV, mesmo adversário da maior conquista do time tricolor, o Título Mundial de 1983.

O estádio terá capacidade para 60 mil pessoas e será integrado a um complexo multiuso com centro de convenções de mais de 20 mil m², hotel com 240 apartamentos, Shopping Center,  centro empresarial, área residencial e 5300 vagas de estacionamento. Mais de 90% das obras já foram concluídas.

Segundo informações do site oficial da Arena do Grêmio, a inclusão de pessoas com necessidades especiais (PNE) está assegurada. A construção contempla espaços especiais para assistir aos jogos e sanitários apropriados. São 270 lugares reservados a pessoas com cadeiras de rodas, obesos e pessoas com mobilidade reduzida.

A Arena do Grêmio terá certificação LEED da Green Building Council Brasil (GBC Brasil) – selo que reconhece empreendimentos capazes de gerar menor impacto ao meio ambiente. Para conquistar o selo, o clube aposta na localização, no incentivo ao transporte público, na redução de carga térmica da construção; na economia de água potável; redução na geração de esgoto; pelo menos 10% de redução do consumo de energia anual; área permanente de resíduos recicláveis; guia de ocupação sustentável e medição individualizada de energia.

(Gabriel Fortes/TRT-RS e Rafaela Alvim/TST)

Rodapé Responsável DCCSJT

Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Telefone: (61) 3043-7882
E-mail: secom@tst.jus.br