Notícias

Voltar Conciliando destaca curso de capacitação em acordos judiciais promovido pelo TRT-SC

 
 
                         Baixe o Áudio
        
 

O destaque do programa Conciliando dessa semana foi o curso de capacitação gratuito promovido pelo Tribunal Regional da 12ª Região (TRT-SC) sobre acordos judiciais. O objetivo do curso é capacitar advogados e representantes de empresas e ampliar a quantidade de acordos firmados ao longo do ano. A capacitação durou aproximadamente três horas e abordou disciplinas como negociação, teoria dos jogos, teoria do conflito e noções de comunicação não violenta.

A 1ª Vara do Trabalho de João Pessoa, na Paraíba, foi destaque no “Giro da Conciliação” com um acordo de mais de R$ 800 mil. O acordo aconteceu entre o Sindicato dos Bancários e a Caixa Econômica Federal e vai beneficiar 75 trabalhadores. Os valores serão pagos por meio de depósito em conta corrente em até 30 dias.

Outro destaque foi o TRT da 2ª Região (TRT-SP), que regulamentou a conciliação virtual. O modelo se tornou ferramenta oficial do Regional por meio de uma portaria publicada em setembro no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho. Dos sete primeiros grupos criados em um aplicativo de mensagens para debater os termos conciliatórios, seis resultaram em acordos.

Quer saber como funciona a exigência de comum acordo para ajuizamento de dissídios coletivos? O juiz do Trabalho Rogério Neiva explica no quadro “Dica do Dia”.

E no quadro de entrevistas, você confere um bate-papo com a presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho e desembargadora do TRT da 23ª Região (TRT-MT) Elinei Bezerra Veloso, sobre as parcerias entre o movimento das ouvidorias e os Núcleos de Conciliação.

O Conciliando é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 16h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e domingos às 9h30. O programa também pode ser acessado pelo site http://www.csjt.jus.br/programa-conciliando

(Júlia Autuori-Estagiária/GR)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907 

 

 

 

Rodapé Responsável DCCSJT