Notícias

Voltar CSJT promove ciclo de palestras sobre arquivos da Justiça do Trabalho dentro da Semana da Memória


 

A Coordenadoria de Gestão Documental (CGDOC) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoverá o I Ciclo de Palestras: “Arquivos da Justiça do Trabalho: Experiências Compartilhadas” na Semana de Memória 2017. O evento, aberto ao público, será realizado entre os dias 8 e 9 de novembro, no Auditório Ministro Mozart Victor Russomano, no 5º andar do bloco B do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.


Os palestrantes dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), do TST e do CSJT irão compartilhar suas experiências em gestão de documentos. De acordo com o servidor da CGDOC, Leonardo Moreira, o objetivo do Ciclo é dar a oportunidade para os autores falarem sobre seus projetos para o público. ”Serão experiências compartilhadas para contribuir com o trabalho de cada servidor na área de gestão documental, para, assim, aprimorar o trabalho desenvolvido. Cada servidor voltará para o tribunal com novas ideias de como desenvolver o trabalho e, se sentir necessidade, aplicar em seu ambiente de trabalho”, complementa.


A secretária-geral do CSJT, Marcia Lovane Sott fará a abertura do evento. No encerramento, os presentes poderão se inscrever em oficinas de restauração e encadernação de obras raras. As inscrições vão até o dia 7 de novembro e podem ser feitas pelo e-mail cgdoc@csjt.jus.br.


O evento leva o mesmo nome que o espaço online do site do CSJT,  Experiências Compartilhadas. Nele é possível encontrar projetos de servidores que envolvem gestão de documentos e exposições dos TRTs voltadas para o tema.


Gestão de Documentos
A Gestão de Documentos é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem uma base cientifica para organizar, tramitar, produzir e avaliar documentos. O profissional de gestão documental, no caso o arquivista, estuda e apresenta para as instituições racionalidade pras informações que estão nos registros. O objetivo da gestão de documentos é eliminar documentos que não vão ser mais usados após determinado tempo e guardar os que serão importantes para a história documental da instituição.


Semana da Memória
A Semana da Memória é um projeto desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho dentro do programa “Memória Viva”, criado para atingir os objetivos estabelecidos pelo Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho. Dentre os objetivos, está a consolidação da memória institucional através da realização de inventário dos documentos e peças históricas, o desenvolvimento do repositório de memória da Justiça do Trabalho e a preservação do acervo histórico. Outros projetos podem ser acompanhados na página “Memória Viva” no site oficial do TST.


Oficina de Gestão documental
Durante a oficina, os participantes inscritos no Ciclo participarão de uma experiência em práticas de laboratório de restauração. Os presentes irão participar de uma demonstração das etapas do processo de restauração e conservação de documentos e após farão a encadernação de obras raras. A oficina ocorrerá no dia 9 de novembro, de 9h à 12h, no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN).

Serviço
I Ciclo de Palestras – “Arquivos da Justiça do Trabalho: Experiências Compartilhadas” na Semana da Memória 2017
Data: 8 e 9 de novembro
Local: TST - Auditório Ministro Mozart Victor Russomano, bloco B, 5º andar.


Quarta-feira – (08/11)
Credenciamento: 9h
Abertura: 9h30 com a Secretária-Geral do CSJT Márcia Lovane Sott
Palestra: 10h00 às 10h30 - Cumprimento da Meta 21 – Recolhimento de Arquivos Permanentes nos TRTs com Luiz Fernando Duarte de Almeida (CGDOC/CSJT)
Palestra: 10h30 às 11h15 - Modernização dos Arquivos da Justiça do Trabalho: Resultados e Novas Perspectivas com Lilian Pinheiro Dantas (CGDOC/CSJT)
Palestra: 11h15 às 12h00 - Projetos de Organização de Arquivos (Contratação, Desenvolvimento e Gestão) com Joana Angélica Correia da Silva (TRT 10)
Palestra: 14h às 15h - Aplicação de Amostragem Estatística no Processo de Eliminação de Documentos da Justiça do Trabalho com Joaquim Otávio Pereira da Silva Júnior (CGEST/CSJT)
Palestra: 15h às 16h - Estudo de Caso da Implantação da Arquivoteca Digital do TST com Reginaldo Pereira Matos (CGEDM/TST)
Palestra: 16h15 às 17h - Como Estruturar um Laboratório de Conservação de Documentos com Edson Rocha Quintino (CGEDM/TST)
Palestra: 17h às 18h - Desafios da organização de acervos pessoais (o caso do Fundo Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes) com Juliane Dionísio de Oliveira Pereira (CGEDM/TST)


Quinta-feira – (09/11)
Visita Orientada ao Laboratório de Restauração Documental do TST: 9h às 12h – Oficinas: Demonstração das etapas do processo de restauração e conservação de documentos e Encadernação de obras raras.

(Nathalia Valente / RT e GR)

Rodapé Responsável DCCSJT