Notícias

Voltar CSJT recebe carta de intenções com sugestões de sustentabilidade




(05/09/2017)

Diretores-Gerais dos TRTs assinam carta de intenções com sugestões para melhorar ações de sustentabilidade na Justiça do Trabalho

Em encontro realizado durante a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) promovida pelo CSJT no último mês, diretores-gerais dos TRTs e responsáveis pelas áreas socioambientais formularam uma carta de intenções sobre o tema sustentabilidade. O documento foi encaminhado ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem por objetivo concentrar esforços para o avanço nas ações sustentáveis de todos os TRTs do país e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Dentre as propostas apresentadas, uma das principais se refere à retomada do Fórum Permanente de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho (JT). Este fórum atualiza o Guia de Contratações Sustentáveis, que norteia a inclusão de critérios e práticas de sustentabilidade nas contratações realizadas por órgãos da Justiça do Trabalho.

Ainda na carta, os diretores gerais sugeriram que o II Encontro Nacional de Responsabilidade Socioambiental seja realizado e ocorra no TRT da 4ª Região. Além disso, pediram a reativação do Comitê Gestor Nacional da Política de Responsabilidade Socioambiental da JT.

Para o coordenador de Gestão Estratégica do CSJT, Joaquim da Silva Júnior, a reunião foi importante para se reativar o diálogo entre as áreas de sustentabilidade, os diretores gerais e o próprio Conselho. “Precisamos discutir sobre responsabilidade socioambiental, como já foi determinado tanto pelo Conselho, quanto pelo Tribunal de Contas da União”, afirma, ressaltando que a carta cumpre orientações do TCU, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do CSJT para melhorar a efetividade das ações de sustentabilidade na administração pública e, em especial, na Justiça do Trabalho (Acórdão TCU 1056/2017, Resolução CNJ nº 201/2015 e Ato Conjunto CSJT.TST.GP nº 24/2014).

Durante a reunião dos diretores gerais, a Coordenadoria de Gestão Estratégica do CSJT lançou a nova página da Responsabilidade Socioambiental do CSJT.

(Nathalia Valente/NC) 

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907 

  

Rodapé Responsável DCCSJT