Notícias

Voltar Encontro técnico com equipes de infraestrutura dos TRTs promove troca de experiências




A Coordenação Nacional do Processo Judicial eletrônico na Justiça do Trabalho e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho realizaram, nesta segunda (13) e terça-feira (14), o II Encontro de Infraestrutura Tecnológica do Sistema do PJe da Justiça do Trabalho. O evento teve como objetivo apresentar aspectos técnicos, práticos e regulamentares, além de promover a interação e a troca de experiências das equipes de infraestrutura dos Tribunais Regionais do Trabalho.

De acordo com o coordenador nacional do PJe na Justiça do Trabalho, juiz auxiliar da presidência do TST e do CSJT, Fabiano Coelho de Souza, o PJe é uma prioridade na gestão do presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, que investiu em qualificação do pessoal e melhoria do sistema.

Para o magistrado, o encontro é importante dada a constante evolução do sistema e das demandas de infraestrutura dos tribunais no PJe. “É uma forma de trocar experiências não só com o mercado, mas também com algumas empresas que têm nos auxiliado”, complementa. Para ele, é ainda mais importante essa troca de experiências entre os servidores da Justiça do Trabalho. “Os servidores de tecnologia da informação são praticamente o coração da JT. Sem a qualidade, o engajamento e empenho das equipes, com certeza, a Justiça do Trabalho não conseguiria desenvolver o serviço que presta a toda população”.

O coordenador Técnico do PJe na JT, Christiano Guimarães de Carvalho, explicou que um dos temas mais importantes do evento é o esclarecimento sobre como será o PJe 2.0 e quais os micro serviços criados. As sugestões dos participantes servirão para aprimoramento da ferramenta. “Com isso, nós construiremos um PJe único para tornar a ferramenta da JT cada vez melhor”, explicou.


O evento, comandado pelo supervisor de Infraestrutura Tecnológica do TST, Leandro Vieira Rodrigues, foi dividido em duas partes. A segunda-feira, 13, foi voltada para temas do CSJT e foram apresentados o guia de implantação do PJe-2.0, Tecnisys – PostgreSQL 10, Tecnisys – Uma visão 360 dos problemas e soluções da base de dados do PJe, RedHat – Openshift e Data Grid.

Na terça-feira, 14, os participantes ouviram relatos e experiências dos TRTs com questões como o uso de Snapshots de Storage em Ambientes PJe, o Estudo de caso do PJe com Docker e a alta disponibilidade e balanceamento de carga. Ainda foi apresentado no evento a infraestrutura de Micro Serviços, o JTe-Mobile, Vectra – APM e RedHat – AMQ e JB7.

(Nathalia Valente/GR)
 

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907 

 

  

Rodapé Responsável DCCSJT