Menu de Navegação

Notícias

null Equipe do PJe-JT participa de treinamento em usabilidade de interfaces

Equipe do PJe-JT participa de treinamento em usabilidade de interfaces


23/04/2012 – Nesta sexta-feira (20/04), integrantes da equipe do Processo Judicial Eletrônico (PJe), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tribunais regionais do Trabalho da 1ª, 2ª, 9ª, 12ª, 14ª e 23ª regiões participaram de treinamento sobre usabilidade de interfaces de sistemas.

O curso foi ministrado por Larissa Beatriz Maia, analista de testes da equipe de desenvolvimento do Tribunal de Contas da União (TCU). A aula teve como objetivo mostrar como se constroem sistemas mais fáceis de serem utilizados, para dar ao usuário maior habilidade na utilização da ferramenta. “A ideia é diminuir custos durante a produção e conquistar a satisfação do usuário. No caso específico do PJe, isso é muito importante, porque a gama de usuários é muito vasta. Haverá informação tanto para juristas, quanto para cidadãos comuns, além de pessoas com deficiências”, observa a especialista. “E todos eles deverão ter acesso de maneira adequada a cada necessidade”, destaca.

Para o desembargador Cláudio Brandão, coordenador do Comitê Gestor do PJe-JT e participante do treinamento, “o curso é fundamental porque permite aos técnicos adquirirem conhecimento para tornar o PJe um sistema cada vez mais inclusivo e melhor para o usuário”.

O servidor do TRT da 9ª Região, Leondeniz Candido de Freitas, que também é membro da Comissão de Acessibilidade do PJe-JT, aprovou o conteúdo do treinamento. O grupo do qual ele faz parte tem o objetivo de garantir usabilidade e acessibilidade ao sistema. “Este curso me proporciona conhecer a usabilidade, a fim de verificar quais conflitos podem existir entre ambas as áreas, para que o PJe-JT possa ter as duas vertentes de forma plenamente eficaz”, avalia o servidor.

(Noemia Colonna/CSJT)
 

Rodapé Responsável DCCSJT

Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Telefone: (61) 3043-7882
E-mail: secom@tst.jus.br