Notícias

Voltar Jornada destaca participação de negros no mercado de trabalho qualificado


Reportagem do TRT da 5ª Região mostra que ainda é pequena a inserção da população negra em funções de gerência ou chefia nas empresas.


A primeira edição do Jornada deste ano foi a Salvador, na Bahia, para exibir a realidade dos negros no mercado de trabalho, 130 anos após a abolição da escravidão pela Lei Áurea. A produção é da equipe da Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.

A reportagem apresentou dados, extraídos de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, que reforçam a existência da exclusão nas empresas. Segundo a apuração do instituto, apenas três, de cada 100 cargos de gerência, são ocupados por um negro. Outros números apresentados mostram uma presença ainda menor da população negra em funções executivas de grandes empresas.

Apesar disso, o juiz do trabalho Agenor Calazans, um dos entrevistados pela reportagem, mostra otimismo com o futuro. “Ainda há uma certa resistência na aceitação, mas, graças a Deus, a gente já percebe, com toda a clareza, que isso vem mudando”, disse o magistrado, entre outros assuntos tratados.

A matéria ainda destaca quais são as políticas inclusivas que vêm sendo adotadas para a reparação das injustiças históricas, com os depoimentos da socióloga Vilma Reis e da professora Ivete Sacramento, Secretária Municipal da Reparação de Salvador e ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – a primeira negra a dirigir uma instituição de ensino superior no Brasil.

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras, às 7h; quartas-feiras, às 19h30; quintas-feiras, às 7h; e sábados e domingos, às 6h. As edições também podem ser assistidas pelo canal do CSJT no Youtube: www.youtube.com/csjtoficial.

Assista à reportagem do Jornada:

(Rodrigo Tunholi / Divisão de Comunicação do CSJT / CRTV)

 

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

 

Rodapé Responsável DCCSJT