Notícias

Voltar Justiça do Trabalho da Bahia vence Prêmio Innovare na categoria Gestão Judiciária/CNJ

O prêmio foi conquistado pelo TRT-5 (BA), com a prática Gestão Judiciária – BI/eCorreição, que permite, entre outras ações, que o gestor identifique pontos que dificultam o andamento regular dos processos.

Troféus do Prêmio Innovare

Troféus do Prêmio Innovare

11/11/2020 - O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) venceu o Prêmio Innovare na categoria CNJ/Gestão Judiciária com a prática Gestão Judiciária – BI/eCorreição. A prática surgiu da necessidade de aprimorar a gestão judiciária, de forma que apoiasse o gestor com atualização diária e permitisse identificar os pontos que muitas vezes ocasionam atrasos no andamento processual. 

O sistema também permite que os trabalhos correicionais possam ser implementados de forma remota e com mais eficiência.  Na área de Tecnologia da Informação foi utilizada a licença de uso do Business Intelligence. Atualmente, o próprio usuário pode identificar o ponto de inconsistência e, com um simples clique, acessar o Sistema PJe diretamente na tarefa pendente. O trabalho passa a ser planejado por critérios objetivos e com maior transparência, incluindo a observação da produtividade diária da unidade, por usuário. 

Resultados práticos 

Como resultado, foi possível destacar a eliminação do tempo ocioso no processo trabalhista, a diminuição de custos e a movimentação desnecessária de pessoas. Também foi verificada redução sensível da taxa de congestionamento e de cumprimento de metas/objetivos.

“Essa excelente notícia orgulha muito o TRT-5. O BI-eCorreição contribui de maneira significativa para a melhoria da gestão processual, aumentando a eficiência na entrega jurisdicional no 1º e 2º Grau”, disse a presidente do tribunal, desembargadora Dalila Andrade, que foi a coordenadora da iniciativa. “Compartilho esse sucesso com o juiz Firmo Leal Neto (gestor do projeto) e os servidores Madalena Brito, Aldemaro Junior e Adriano Schultz”, completou.

De acordo com o juiz Firmo Leal, a ferramenta permite ao gestor identificar gargalos que dificultam o andamento regular dos processos, identificar o processo que está atrapalhando o desempenho da unidade e dá acesso imediato a tarefa que deve ser executada para dar prosseguimento ao feito. “Permite uma análise das tarefas desenvolvidas por magistrados e servidores de forma transparente e em tempo real. Como exemplo, posso citar o último módulo construído, que permite o gerenciamento dos trabalhos desenvolvidos por todos, ainda que em home-office, como ocorre atualmente neste período da pandemia”.

Prêmio Innovare 

O Prêmio Innovare, que está na 17ª edição, destaca as boas iniciativas da área jurídica, idealizadas e colocadas em prática por advogados, defensores, promotores, magistrados e por profissionais interessados em aprimorar a justiça brasileira, facilitando o acesso da população ao atendimento. 

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 1º/12/2020, às 11 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Innovare. 

(Com informações da TRT da 5ª Região e do Prêmio Innovare)

Rodapé Responsável DCCSJT