Menu de Navegação

Notícias

null Ministro Carlos Alberto toma posse no CNJ

Ministro Carlos Alberto toma posse no CNJ


O ministro do Tribunal Superior do Trabalho Carlos Alberto Reis de Paula tomou posse nesta segunda-feira (15/08), como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça. Outros quatro conselheiros também foram empossados pelo presidente do Conselho e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso. Além do ministro Carlos Alberto, os novos integrantes são Roberto Neves Amorim, José Lúcio Munhoz, Wellington Cabral Saraiva e Jefferson Luís Kravchychyn – este último exerceu mandato de conselheiro do CNJ nos últimos dois anos e foi reconduzido ao cargo pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Todos tiveram suas indicações aprovadas pelo plenário do Senado Federal na última terça-feira (9/8).

Durante a solenidade, o ministro indicado pelo TST afirmou que pretende contribuir com o trabalho iniciado por outros indicados da Corte que passaram pelo CNJ, como o ministro Ives Gandra e o ministro Vantuil Abdala. “A Justiça do Trabalho se caracteriza por rapidez, profissionalismo e valorização dos magistrados”, ressaltou o ministro. De acordo com ele, não é possível imaginar uma justiça, atualmente, sem visão estratégica. “E isso cabe ao CNJ estabelecer, conhecer a Justiça para podermos planejar e acompanhar a execução dos planos”, ressaltou o ministro Carlos Alberto, juiz de carreira há 32 anos.
Currículo

Carlos Alberto Reis de Paula nasceu em Pedro Leopoldo/MG, em 26 de fevereiro de 1944. Formou-se em Direito e Filosofia pela UFMG (1970). É mestre (1984) e Doutor (2000) pela Faculdade de Direito da UFMG, foi professor de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da UFMG até 1998 e desde 1999 leciona na Universidade de Brasília (UnB), onde é professor-adjunto da Faculdade de Direito. É ministro do TST desde 25 de junho de 1998 e autor de livros e artigos diversos. Foi presidente da Terceira Turma do TST e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) no biênio 2007/2009. No dia 2 de março de 2009, assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para o biênio 2009/2011 e, em março de 2011, passou a presidir a 8ª turma do TST.

(Com informações do CNJ)

Rodapé Responsável DCCSJT

Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Telefone: (61) 3043-7882
E-mail: secom@tst.jus.br