Notícias

Voltar Papel exercido pela Justiça do Trabalho é destaque no segundo programa do Jornada

A cada 15 dias, um tema de relevância para o Direito do Trabalho será abordado sob diversos ângulos no programa.

O segundo programa da primeira temporada do Jornada pode ser assistido no canal oficial do CSJT no YouTube. Esta edição apresenta o papel exercido pela Justiça do Trabalho em quase 80 anos de existência no Brasil. Por meio de um breve relato histórico e de depoimentos de especialistas e magistrados, são mostrados alguns avanços ocorridos desde 1941, época da criação da Justiça do Trabalho, marcada pelo início da industrialização no país e pelo crescimento das reivindicações de direitos sociais pelos trabalhadores.

Um dos entrevistados é o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Brito Pereira, que explica como a Justiça do Trabalho atua para pacificar as relações entre patrões e empregados. A equipe do Jornada também ouviu os ministros Renato de Lacerda Paiva, vice-presidente do CSJT e do TST, e Lelio Bentes Corrêa, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, que reforçaram a imprescindibilidade da Justiça do Trabalho para a sociedade brasileira.

O ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto lembra a função vitalizadora exercida pela Justiça do Trabalho na Constituição da República de 1988. O professor Cristiano Paixão, especialista em História do Direito, traça um panorama da evolução das reivindicações por melhores condições de trabalho.

O especialista Pablo Arellano, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), falou da importância da celeridade nos julgamentos que envolvem direitos sociais. São apresentados ainda dados que comprovam a eficiência da Justiça do Trabalho no julgamento de processos em todo o Brasil e a existência desse ramo especializado na organização judiciária de diversos países.

Confira:

Cara nova

O Jornada está de volta e de cara nova. Utilizando-se de uma linguagem mais moderna, o programa foi pensado para a realidade da internet, com comunicação ágil e mais interatividade. Cada edição tem no máximo dez minutos, e os vídeos são postados no canal oficial do CSJT e do TST no Youtube. A cada 15 dias, um tema de relevância no Direito do Trabalho será abordado sob diversos ângulos, extraindo informação de todos os personagens envolvidos no assunto.

Além das edições temáticas, outra novidade é a exibição por temporadas. A primeira começou com o programa sobre assédio moral no ambiente de trabalho, seguido do episódio que trata da atuação da Justiça do Trabalho no Brasil. A primeira temporada conta ainda com mais quatro edições, que serão lançadas no TST Tube às segundas-feiras, às 12h. O programa também é exibido na TV Justiça, às quartas-feiras, às 19h30.

Programe-se!

Temas da 1ª temporada do novo Jornada:

6 de maio de 2019: Assédio moral
20 de maio de 2019: A Justiça do Trabalho
3 de junho de 2019: Teletrabalho
17 de junho de2019: Trabalho infantil
1º de julho de 2019: Mulheres no mercado de trabalho
15 de julho de 2019: Atividades perigosas

(RT/CF)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

Rodapé Responsável DCCSJT