Notícias

Voltar PJe: mutirão vai orientar advogados sobre cadastro e uso do sistema

PJe: mutirão vai orientar advogados sobre cadastro e uso do sistema

23/04/2013 - O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) realizará, no período de 6 a 10 de maio, das 8 às 18 horas, o 1º Mutirão de Cadastramento no Processo Judicial Eletrônico (PJe), para ajudar os advogados que já têm certificação digital a se cadastrarem nos sistemas de 1º e 2º graus. A atividade, que ocorrerá na Sala de Autoatendimento do PJe (térreo do Fórum do Comércio), conta com o apoio da OAB-BA e da Abat e deve ter outra edição no mês de junho, no mesmo local. Além de fornecer atendimento diferenciado, orientando o cadastro e operação do sistema, o mutirão vai esclarecer outras dúvidas.


A iniciativa busca ampliar o número de profissionais aptos a usarem o Processo Eletrônico em Salvador, com vistas à instalação do sistema na capital, que ocorrerá no 2º semestre. Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do TRT, até a última sexta-feira (19), 2.077 advogados tinham se cadastrado no PJe de 1º Grau e 1.461 no PJe de 2º Grau, havendo profissionais registrados simultaneamente nas duas instâncias. Até a mesma data, já havia sido ajuizados 5.591 processos eletrônicos na Bahia, sendo 4.853 no 1º Grau (Candeias, Ilhéus, Itabuna e Santo Amaro) e 738  no 2º Grau.


Os trabalhos do mutirão, que contarão com ampla divulgação, serão realizados com apoio da Setic e do Núcleo de suporte ao PJe (Nusop), além do pessoal do autoatendimento e estagiários da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB). Independente deste período de atendimento especial, os advogados poderão contar, durante todo o ano, com orientações fornecidas nas salas de autoatendimento do Fórum do Comércio e do edifício-sede, bem como nos núcleos de apoio dos fóruns do interior que trabalham com o PJe.


CERTIFICAÇÃO - Já está em funcionamento, no 2º andar do Fórum do Comércio, a sala de certificação da OAB, onde os advogados podem requerer a sua certificação digital. A compra, o agendamento para emissão e outras informações podem ser obtidos no site http://www.acoab.com.br/. A sala atende das 8 às 16h30, presencialmente ou por meio do  telefone (71) 3284-6502.
 

A certificação digital é essencial para acesso e assinatura de documentos no sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Após obter a ferramenta, o profissional pode se cadastrar diretamente nos sistema de PJe de 1º e 2º Graus, em qualquer computador com acesso à internet.


Já na CAAB, os profissionais podem receber treinamento para operação do PJe. O agendamento, nesse caso, pode ser realizado pelo telefone (71) 3327-8777. 
 

(Fonte: TRT 5)

Rodapé Responsável DCCSJT