Notícias

Voltar PJe: mutirão vai orientar advogados sobre cadastro e uso do sistema na Bahia

PJe: mutirão vai orientar advogados sobre cadastro e uso do sistema na Bahia

08/05/2013 - O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) realizará, no período de 20 a 24 de maio, das 8 às 18 horas, o Mutirão de Cadastramento no Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), para ajudar os advogados que já têm certificação digital a se cadastrarem nos sistemas de 1º e 2º graus. A atividade, que ocorrerá na Sala de Autoatendimento do PJe (térreo do Fórum do Comércio), conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Bahia (OAB-BA) e da Abat e deverá ter outra edição no mês de junho, no mesmo local. Além de fornecer atendimento diferenciado, orientando o cadastro e a operação do sistema, o mutirão vai esclarecer outras dúvidas.

A iniciativa busca ampliar o número de profissionais aptos a usarem o PJe-JT em Salvador, visando à implantação do sistema na Capital, prevista para o dia 5 de agosto. Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), até esta terça (7), 2.289 advogados se cadastraram no PJe de 1º grau e 1.587 no PJe de 2º grau, havendo profissionais registrados simultaneamente nas duas instâncias. Até essa mesma data, 6.408 processos eletrônicos foram ajuizados na Bahia, sendo 5.595 no 1º grau (Candeias, Ilhéus, Itabuna e Santo Amaro) e 813 no 2º grau.

Os trabalhos do mutirão serão realizados com o apoio da Setic e do Núcleo de Suporte ao PJe (Nusop), além do pessoal do autoatendimento e de estagiários da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (Caab). Independentemente deste período de atendimento especial, os advogados poderão contar, durante todo o ano, com orientações nas salas de autoatendimento do Comércio e do edifício-sede (2º andar, junto às salas de audiências das Turmas), bem como nos núcleos de apoio dos fóruns do interior que trabalham com o PJe.

Certificação

Já está em funcionamento, no 2º andar do Fórum do Comércio, a sala de certificação da OAB, onde os advogados podem requerer a sua certificação digital. A compra, o agendamento para emissão e outras informações podem ser obtidos no site http://www.acoab.com.br/. A sala atende das 8 às 16h30 e dispõe do telefone (71) 3284-6502.

A certificação digital é essencial para acesso e assinatura de documentos no sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho. Após obter a ferramenta, o profissional pode se cadastrar diretamente nos sistema de PJe-JT de 1º e 2º Graus, em qualquer computador com acesso à internet.

Já na Caab, os profissionais podem receber treinamento para operação do PJe. O agendamento, nesse caso, pode ser realizado pelo telefone (71) 3327-8777. 

(Fonte: TRT 5)

Rodapé Responsável DCCSJT