Notícias

Voltar Profissionais de enfermagem do Poder Judiciário discutem os desafios da profissão

Entre os temas abordados estava a saúde do servidor em teletrabalho. 

O Tribunal Superior do Trabalho sediou, na quarta-feira (29), o IV Encontro de Enfermagem do Poder Judiciário e do Ministério Público. Com o tema “Os desafios da enfermagem na promoção da saúde diante das atuais perspectivas trabalhistas”, o evento abordou questões como a saúde do servidor em teletrabalho, as boas práticas nas campanhas de vacinação e a terceirização dos serviços de enfermagem nos órgãos públicos.

Ao abrir o evento, o presidente do TST, ministro Brito Pereira, destacou a importância do encontro para a troca de experiências e enfatizou o papel dos profissionais de enfermagem para o mercado de trabalho e para a sociedade. “A enfermagem reúne o binômio definitivo de proteção e segurança”, assinalou. “A fidelidade do enfermeiro para com a prescrição médica contribui para a tranquilidade emocional do paciente. É a esperança da melhora definitiva”.

Teletrabalho

Para falar da experiência do TST com o trabalho remoto e do monitoramento da saúde dos servidores que optam por esta modalidade, o médico Luís Fernando Diniz, do Setor de Assistência Médica e Saúde Ocupacional do TST, associou o aumento da produtividade e da celeridade da prestação jurisdicional à melhoria da qualidade de vida dos servidores. “O servidor tem um compromisso, e o teletrabalho proporciona um ganho na qualidade de vida física e emocional desses servidores. Isso é inquestionável”, observou.

Atualmente, o TST conta com 119 servidores em teletrabalho (66 homens e 53 mulheres). Entre os desafios apresentados pela modalidade aos profissionais de saúde, o médico citou o reconhecimento do acidente e das doenças do trabalho e a gestão da saúde a distância.

TST em Movimento

O coordenador do programa TST em Movimento, João Luís Sadat, apresentou as ações desenvolvidas nos 15 anos de existência do programa e explicou como elas foram se aprimorando com o tempo. “Temos um crescente número de servidores atendidos dentro das suas necessidades. No segundo semestre, teremos um programa de atividade física supervisionada, voltado especificamente para pessoas sedentárias e obesas”, destacou.

Encontro

O IV Encontro de Enfermagem do Poder Judiciário e do Ministério Público contou com a participação de representantes do Conselho Federal de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem, do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, do Supremo Tribunal Federal, do Ministério Público da União, do Senado Federal, da Sociedade Brasileira de Imunizações, entre outras entidades.

As palestras abordaram ainda as boas práticas nas campanhas de vacinação, a gestão de contratos de medicamentos e materiais hospitalares e os programas de ações preventivas em saúde, entre outros temas.

YouTube

As exposições foram transmitidas ao vivo pelo canal do TST no YouTube e podem ser acessadas na íntegra.

(AS/CF)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

Rodapé Responsável DCCSJT