Notícias

Voltar Quarto episódio do Jornada faz raio X do trabalho infantil no Brasil e no mundo

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em todo o mundo, cerca de 168 milhões de crianças são obrigadas a trabalhar todos os dias.

O quarto episódio da primeira temporada do Jornada pode ser acessado pelo canal oficial do TST no Youtube. O programa trata dos malefícios causados pela exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Esta edição também mostra como o Brasil tem enfrentado o problema nas últimas três décadas e quais os instrumentos que propiciaram ao país reduzir em 68% a presença infantil no trabalho. Em todo o mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 168 milhões de crianças são obrigadas a trabalhar todos os dias.

Uma das entrevistadas é a ministra Kátia Arruda. A coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem destaca a importância do diálogo com as empresas para a criação de ambientes de aprendizagem, mediante os quais os jovens possam ingressar no mercado de trabalho formal, sempre respeitando a legislação vigente. “A aprendizagem une educação, formação técnica e o trabalho”, enfatiza a ministra. Maria Claudia Falcão, da OIT, lembrou que quanto mais pobre for o lugar, mais crianças estarão sujeitas a ser exploradas por meio do trabalho. 

A equipe do Jornada também ouviu o relato de um auxiliar de pedreiro que começou a trabalhar com 10 anos de idade como engraxate e lavador de carros. O programa conta com a participação da psicóloga Andréia Esmeraldo. Ela ressalta a importância das brincadeiras e do estudo durante a infância, para que haja desenvolvimento das capacidades motoras e cognitivas da criança. São apresentadas, ainda, estatísticas da ocorrência de trabalho infantil em cada região brasileira. 

Novo Jornada

O Jornada está de volta e de cara nova. Utilizando-se de uma linguagem mais moderna, o programa foi pensado para a realidade da internet, com comunicação ágil e mais interatividade. Cada edição terá no máximo dez minutos, e os vídeos serão postados no canal oficial do TST no Youtube. A cada 15 dias, um tema de relevância no universo das matérias trabalhistas será abordado sob diversos ângulos, extraindo informação de todos os personagens envolvidos no assunto.

Além das edições temáticas, outra novidade é a exibição por temporadas. A primeira começou com o programa sobre assédio moral no ambiente de trabalho, seguido do episódio que trata da atuação da Justiça do Trabalho no Brasil. A primeira temporada tem ainda com mais quatro edições, que serão lançadas no TST Tube sempre às segundas-feiras, às 12h. O programa também é exibido na programação da TV Justiça, às quartas-feiras, às 19h30. 

Programe-se!  1ª temporada do novo Jornada

6 de maio de 2019 – Assédio moral
20 de maio de 2019 – A Justiça do Trabalho
3 de junho de 2019 – Teletrabalho
17 de junho de 2019 – Trabalho infantil
1º de julho de 2019 – Mulheres no mercado de trabalho
15 de julho de 2019 – Atividades perigosas

(RT)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

Rodapé Responsável DCCSJT