Notícias

Voltar Resultado parcial da 4a Semana da Conciliação Trabalhista aponta R$ 818 milhões em acordos


Até às 17 horas desta segunda-feira (28), a 4ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista havia realizado 25.783 conciliações, que arrecadaram R$ 818.362.134,17 em indenizações e impostos. Os dados, da coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TST, são parciais. O balanço final será disponibilizado sexta-feira, 1º/6.

O esforço da Justiça do Trabalho em realizar o mutirão é mostrar para as partes envolvidas que os conflitos podem ser solucionados de forma mais rápida e vantajosa, sem a necessidade de se iniciar um processo judicial. A 4ª edição, que teve o slogan “Sempre dá para conciliar”, teve por objetivo destacar a conciliação como opção viável e possível em qualquer momento do processo trabalhista. A Semana envolve magistrados, servidores, advogados, empresas, empregados.

O evento, coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), foi realizado pelos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) do País. Os Tribunais Regionais se prepararam ao longo de três meses para realizar audiências de conciliação simultâneas em toda as unidades da federação a fim de garantir o maior número de acordos possíveis. As conciliações ocorreram sem prejuízo das pautas normais das Varas do Trabalho.

A 4ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi aberta oficialmente no TRT da 5ª Região, em Salvador (BA), no dia 21 de maio, e o encerramento em Florianópolis (SC), no TRT da 12ª Região, no dia 25. Responsável pela política de conciliação, o vice-presidente do CSJT e do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva, esteve na abertura e no encerramento do evento. Durante a semana, ele inaugurou Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) na capital baiana e em Vitória (ES), no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. No total, são 45 Centros instalados em todo o País.

Conciliação continua
Para quem não conseguiu se inscrever nesta Semana temática não é necessário esperar a Semana de 2019. Isso porque a mediação e a conciliação são formas natas da Justiça do Trabalho e reconhecidas como meio rápido e eficaz para resolver conflitos. Dessa forma, a Justiça do Trabalho está disponível o ano inteiro para receber aqueles que querem conciliar. Empresas e trabalhadores que têm ação na Justiça e que estão dispostos a tentar um acordo devem procurar as Varas do Trabalho e os Tribunais Regionais do Trabalho, dependendo de onde a ação está tramitando.

(Divisão de Comunicação Social do CSJT. Matéria atualizada em 28/5 às 19h53 ) 

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

Rodapé Responsável DCCSJT