Notícias

Voltar SIPAT: PJe-JT e seus impactos na saúde de magistrados e servidores é tema desta quarta-feira

SIPAT discute processo eletrônico e seus impactos na saúde de magistrados e servidores

24/04/2013 - Nesta quarta-feira (24/04), a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) abordará as mudanças nas rotinas de trabalho no âmbito do Judiciário Federal e seus impactos na saúde dos servidores e magistrados. A partir das 15h, no auditório Ruy Cirne Lima (Av. Praia de Belas, 1432, prédio 3), em Porto Alegre, três palestras irão mostrar o tema sob diferentes abordagens.

O desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), falará sobre "As mutações do trabalho e a saúde". Sua exposição apresentará a experiência do TRF-4 com a implementação do Processo Judicial Eletrônico. O magistrado explica que a mudança drástica nas rotinas de trabalho fez com que o Tribunal implementasse ações visando a preservação da saúde física e psíquica dos servidores. Foram feitos estudos detalhados das rotinas de trabalho no processo eletrônico, bem como análises de usabilidade, para tornar o ambiente virtual mais amigável e evitar transtornos físicos e mentais.

Logo depois, o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRF-4, Carlos Alberto Colombo, abordará o tema "O processo eletrônico e suas repercussões no trabalho", apresentando a perspectiva da gestão de pessoas diante da implementação do PJE. Segundo ele, existem aspectos menos evidentes, mas que impactam de forma substancial a vida dos servidores. "A própria estrutura da força de trabalho muda. A demanda exige um novo perfil de servidor", explica. "A gestão de pessoas tem um grande desafio nesse percurso de mudança. Precisamos acolher os servidores e atuar no acompanhamento das novas demandas", avalia.

Em seguida, será a vez da palestra "Avaliação das condições de trabalho e saúde dos servidores do Judiciário Federal do RS a partir de pesquisa de saúde realizada pelo SINTRAJUFE". A exposição será apresentada pelo médico do trabalho, assessor de saúde do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul , Geraldo Azevedo Souza Filho, e pela coordenadora de saúde do sindicato, Mara Rejane Weber. Aproximadamente 3.700 servidores responderam ao questionário, cerca de 60% do efetivo do judiciário federal gaúcho. Além dos resultados da pesquisa, eles apresentarão também sugestões de medidas no sentido de prevenir impactos negativos na saúde dos trabalhadores.

Para finalizar a tarde de palestras, a educadora física e especialista em Ergonomia apresentará o tema a partir das 17h.

Transmissão online para servidores e magistrados.

Assista as palestras da 1ª Sipat ao vivo, clicando aqui.

(Fonte: TRT 4)

Rodapé Responsável DCCSJT