Notícias

Voltar TRT da 14a Região é destaque nas Metas 1 e 5 do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2017

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, com jurisdição em Rondônia e Acre, foi destaque em duas metas do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2017. Na Meta 1, que tem como objetivo promover a melhoria da gestão de pessoas e da qualidade de vida, ele obteve o destaque, passando da faixa inicial para a aprimorada em 2016. Na Meta 5, que se refere ao tempo médio de duração de processo em fase de conhecimento (processos que se encontram nas Varas do Trabalho), o TRT14 atingiu média de 110 dias.

O analista judiciário da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento do TRT da 14ª Região (RO/AC), Wesley Maycon Maltezo, aponta as principais ações que contribuíram para o destaque do Tribunal Regional do Trabalho. No que se refere à Meta 1, a adoção dos parâmetros do IGov Pessoas, estabelecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para definir a gestão de pessoas, foi essencial, segundo Maltezo. Além disso, a aplicação de um modelo de Gestão de Pessoas por Competências com seleções para cargos de direção e chefia também contribuiu para superar a meta.

As políticas e diretrizes relativas à gestão de pessoas também são ações destacadas por Maltezo, pois serviram de base para a elaboração do Plano de Desdobramento Estratégico da Gestão de Pessoas em 2016. O analista judiciário recomenda iniciativas para que outros TRTs se destaquem na melhoria da gestão de pessoas. “Que se eleve a administração de gestão de pessoas ao nível estratégico da organização, adotando ações que estimulem a avaliação, o direcionamento e o monitoramento”.

Tempo médio de duração do Processo

Em relação à Meta 5, Wesley Maltezo explica que a redução do tempo médio de processos não é obtida por ações isoladas, mas por um conjunto de fatores agrupados em três pilares: tecnologia, capacitação e gestão.

No pilar da tecnologia, a principal ação foi a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as Varas do Trabalho do Tribunal Regional desde 2014. No âmbito da gestão, foi realizado um trabalho cuidadoso pela Secretaria Judiciária e pela Corregedoria Regional, que designou magistrados para atuação nas Varas e diminuiu o tempo de espera de cada processo. Wesley Maltezo aponta também que as visitas correcionais desempenharam papel importante na redução do prazo médio de processos. “As correições monitoram e orientam as Varas do Trabalho acerca das metas a serem alcançadas e dos processos que necessitam de atenção”, conclui.

(Júlia Autuori- Estagiária/ GR e RT)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907 

 

Rodapé Responsável DCCSJT