Menu de Navegação

Notícias

null TRT da 5ª Região atua no combate a acidentes de trabalho com diversas ações preventivas

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, com jurisdição na Bahia, tem se tornado referência em iniciativas que visam à prevenção de acidentes de trabalho. Nesta sexta-feira (27), data em que é lembrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o TRT5 divulgará as peças criadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) nas redes sociais do Tribunal. Os ônibus da cidade de Salvador também receberão cartazes da campanha para que um público ainda maior tenha acesso ao conteúdo.

Durante todo o ano de 2018, o TRT da 5ª Região alavancou iniciativas para conscientizar a sociedade sobre o tema. O Programa de Educação Postural, por exemplo, realizou mais de 2,5 mil aulas de ginástica laboral, nas quais foi enfatizada a importância de intervalos regulares no expediente, bem como dos ajustes necessários para a adoção de um posto de trabalho ergonômico.

A Seção de Qualidade de Vida, por sua vez, em parceria com a Seção de Psicologia, desenvolveu a campanha “Janeiro Branco”. Ela foi idealizada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, de Uberlândia/MG, e tem como objetivo principal priorizar a saúde mental e emocional.

Outra ação de relevância diz respeito ao “Jornada de Saúde”, programa que estimula hábitos saudáveis durante o expediente. A palestra "Como conciliar o cuidado dos pais com a rotina dos filhos", de Maria Ruth Rocha Marques, especialista em Gerontologia, foi uma das atrações do programa neste ano. O “Jornada de Saúde” também proporcionou aos servidores serviços de massagem, verificação de pressão arterial, avaliação por fisioterapeuta, distribuição de folhetos informativos, dosagem de glicemia e aplicação de teste de avaliação de saúde e bem-estar por enfermeiros.

Além disso, já está na agenda do Tribunal a Capacitação sobre prevenção da incapacidade prolongada para o trabalho. O treinamento, previsto para o segundo semestre, preparará servidores em módulos teóricos e práticos, a fim de atualizar os profissionais que atuam na Comissão de Reabilitação. O curso será ministrado pela Seção de Assistência Social, em parceria com grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Já o Projeto Cuidando dos Estagiários foi criado para oferecer oportunidades de autoconhecimento e reconhecimento da dinâmica emocional.  São responsáveis por essa iniciativa a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), Seção de Psicologia, Seção Médica e Seção de Enfermagem, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de uma psicóloga voluntária.

Os projetos do TRT da 5ª Região não param por aí. Ainda há um programa de interiorização da saúde, em que são realizados exames periódicos por médicos do trabalho em servidores e magistrados lotados nas Varas de Trabalho de Cruz das Almas, Alagoinhas e Santo Amaro. No total, em 2018, houve 53 atendimentos e existe a estimativa de mais 500 exames até o final do ano.

O Tribunal também conta com o Programa de Prevenção em Riscos Ambientais (PPRA). O PPRA é voltado para visitações técnicas nas unidades da região metropolitana e em parte das unidades do TRT da 5ª Região no interior da Bahia, a fim de coletar dados que auxiliem na avaliação ambiental de todos os riscos potenciais. Após esse processo, é elaborado o documento-base do PPRA com vistas a atender ao prazo obrigatório de implementação do e-Social.

(NV/RT - com informações da Secom do TRT da 5ª Região)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

 

Rodapé Responsável DCCSJT

Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Telefone: (61) 3043-7882
E-mail: secom@tst.jus.br