Notícias

Voltar TRT10 inaugura espaço exclusivo para conciliação no Foro Trabalhista de Brasília


(25/05/2017)

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) inaugurou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (24), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) – um espaço exclusivo para a realização de audiências de conciliação – no Foro Trabalhista de Brasília, na 513 norte. O evento contou com as presenças do vice-presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT), desembargador Pedro Foltran, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região, autoridades e servidores.

O espaço, coordenado pela juíza do Trabalho Roberta de Melo Carvalho, fica no quarto andar do prédio e abriga gabinetes e cinco salas, de aproximadamente 10 metros quadrados cada uma, com mesas, cadeiras e equipamentos de informática, para receber as partes com conforto e informalidade. Além disso, também foi construída uma sala com sofás e poltronas para serem utilizadas nas negociações em que seja necessária mais privacidade para trabalhadores, empregadores e seus respectivos advogados.

“Acho que o jurisdicionado da 10ª Região é privilegiado em contar com um Centro como este, e sobretudo em contar com as pessoas que o compõem, pessoas que me impressionaram profundamente, que trazem na veia a vontade de conciliar e fazer crescer essa semana da conciliação, e transformá-la não só numa semana, mas num trabalho de 365 dias. Conciliando e fazendo a Justiça do Trabalho mais ágil”, frisou o ministro Emmanoel Pereira, que após a inauguração elogiou as instalações do CEJUSC.

Em seu discurso durante o evento, o presidente do TRT10, desembargador Pedro Foltran, revelou ter as melhores expectativas quanto ao Centro, e disse que esse deve ser um dos principais pilares de sua administração. O magistrado fez questão de agradecer a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região, da Escola Judicial, dos juízes e dos servidores da Décima Região para o sucesso do projeto de criação do CEJUSC.

Já a juíza Roberta Carvalho frisou que o Centro representa uma nova maneira de resolver os conflitos que chegam até o Poder Judiciário. A ideia, segundo ela, é oferecer um ambiente físico, humano e profissional propício para que as partes tenham oportunidade de refletir melhor e consigam encontrar a melhor solução para seus conflitos. “O mais importante é que nós teremos uma pacificação social”, resumiu a magistrada.

Após o desenlace de fita e de conhecerem as instalações do Centro, o ministro Emmanoel Pereira e o desembargador Pedro Foltran participaram, juntamente com a juíza Roberta Carvalho, de uma audiência de conciliação envolvendo um trabalhador e o Banco do Brasil, e conseguiram conduzir as partes a um acordo amigável.

No âmbito da Décima Região, A III Semana Nacional de Conciliação – evento realizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em parceria com 24 TRTs e que está acontecendo durante toda esta semana, já está sendo sediada no espaço exclusivo para conciliação.

Fonte:
TRT10

 

Rodapé Responsável DCCSJT