Notícias

Voltar Vice-presidente do CSJT destaca pontos da Semana de Conciliação Trabalhista no Coleprecor


O ministro Renato de Lacerda Paiva frisou que a importância do evento não está só nos resultados referentes à quantidade de processos conciliados, mas também no fomento da cultura de conciliar

O ministro Renato de Lacerda Paiva, vice-presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), esteve na tarde dessa quarta-feira (21) na reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor).

Ao falar da quarta edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que será realizada entre os dias 21 e 25 de maio, o ministro vice-presidente frisou que a importância do evento não está só nos resultados referentes à quantidade de processos conciliados, mas também no fomento da “cultura de conciliar”, necessária em um País muito marcado pela judicialização de conflitos trabalhistas.

O vice-presidente lembrou que, neste ano, diferentemente dos anteriores, os processos em tramitação no TST não serão encaminhados para os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) durante a Semana de Conciliação. Um novo projeto foi pensado especificamente para a tentativa de conciliação dos processos do TST. A ideia é que os Cejuscs possam pautá-los ao longo de 90 dias. “Fiquei feliz porque, em consulta informal prévia, haveria disponibilidade de pauta de cerca de 5,8 mil audiências”, afirmou o ministro.

Renato de Lacerda Paiva também destacou o pioneirismo histórico da Justiça do Trabalho em relação à conciliação. “A Justiça do Trabalho faz isso há mais de 75 anos. Essa é uma característica nossa”, disse o ministro, que mencionou, ainda, a importância da valorização dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) como “uma forma de resgatarmos o nosso espírito conciliatório”.

Por fim, o vice-presidente apresentou um vídeo, idealizado para ser veiculado nas salas de espera dos Cejuscs, que visa a conscientizar e a sensibilizar o jurisdicionado antes das audiências de conciliação. O material foi entregue em formato de DVD aos presidentes dos Tribunais Regionais. A ideia é mostrar que a conciliação consiste em possibilidade viável e eficiente para a pacificação social.

(Auro Haruki/RT – Fotos: Giovanna Bembom)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907 

 


 

Rodapé Responsável DCCSJT