Banner rotativa - Conciliação Trabalhista

Título do Conciliômetro 2018 - Coluna 30

Conciliação Trabalhista

Dados Finais

Conciliômetro 2019 - Coluna 30

0
28.636
 
GRANDE PORTE: 1º - TRT15          2º - TRT02          3º - TRT01          MÉDIO PORTE: 1º - TRT05          2º - TRT06          3º - TRT12          PEQUENO PORTE: 1º - TRT22          2º - TRT14          3º - TRT16         

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Acordos no Centro de Conciliação do TRT da 17ª Região (ES) somam mais de R$ 100 milhões

(07/02/2020)

A Justiça do Trabalho da 17ª Região (ES) encerrou o ano de 2019 com balanço positivo nas audiências realizadas no Centro de Conciliação (Cejusc). As estatísticas apontam um índice de quase 50% de conciliação nos processos recebidos e mais de 100 milhões de reais em acordos (1º e 2º grau).

Das 2.337 audiências realizadas, 1.163 terminaram com o fim dos conflitos judiciais entre patrões e empregados. A maior parte desses processos chega ao Cejusc por iniciativa das partes ou por indicação das varas de ações mais propensas ao acordo.

O chefe do Cejusc, servidor Enzo Magliano Queiroz, atribui o resultado a um conjunto de fatores. Ele aponta o treinamento de magistrados e servidores, o aumento de pessoal no setor e incentivo da Presidência para o aumento da conciliação na fase de conhecimento como fundamentais.

Além disso, de acordo com o servidor, a desembargadora presidente Ana Paula Tauceda Branco é uma entusiasta da conciliação e faz parte da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), sendo um diferencial no estímulo, em longo prazo, à conciliação no Tribunal.

“A gente procura melhorar a cada dia, tanto no atendimento, no contato com as partes, no tempo disponibilizado para as partes conversarem e chegarem a um consenso. [...] Tudo isso influencia no resultado", explica Enzo.

O Cejusc do 2.º grau foi inaugurado em agosto do ano passado, com o objetivo de conciliar processos que estavam em fase de Recurso de Revista. Já nos primeiros meses de existência, realizou 103 acordos, encerrando processos que, juntos, somaram mais de nove milhões de reais.

Fonte: TRT da 17ª Região (ES)