Banner rotativa - Conciliação Trabalhista

Título do Conciliômetro 2018 - Coluna 30

Conciliação Trabalhista

Dados Finais

Conciliômetro 2019 - Coluna 30

0
28.636
 
GRANDE PORTE: 1º - TRT15          2º - TRT02          3º - TRT01          MÉDIO PORTE: 1º - TRT05          2º - TRT06          3º - TRT12          PEQUENO PORTE: 1º - TRT22          2º - TRT14          3º - TRT16         

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Hospital de São José dos Campos (SP) inaugura unidade de imagem construída com recursos de acordo com empresas condenadas por dano moral coletivo

(13/12/2019)

Uma nova ação social realizada com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) foi entregue à população do Vale do Paraíba nesta semana. A presidente da Corte, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, inaugurou na quarta-feira (11) o auditório e a unidade de imagem do hospital do Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) de São José dos Campos. A obra foi concluída por meio de doação de R$ 896 mil realizada após aval dado pela Comissão de Análise de Projetos do TRT.

"É uma alegria muito grande poder participar da concretização deste espaço sonhado há tanto tempo pela equipe do hospital. Fico muito contente em saber que agora a Justiça do Trabalho também faz parte da história do GACC", afirmou a desembargadora Gisela Moraes. Para um público formado por profissionais de saúde, voluntários e pais de pacientes, a desembargadora explicou que os recursos utilizados na obra tiveram como origem acordo firmado em condenações de empresas por dano moral coletivo.

A história do único complexo de tratamento especializado em oncologia pediátrica do Vale do Paraíba cruzou com a do TRT durante uma audiência conduzida pelo juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de São José dos Campos e coordenador do Juizado Especial da Infância e da Adolescência local, Marcelo Garcia Nunes. "Eu decidi conversar com a advogada do GACC. Disse a ela que era um dos doadores da instituição e que gostaria de conhecer o trabalho deles", explicou. Foi assim que, após uma visita, ele convenceu a presidente da instituição, Rosemary Dominguez Sanz, a apresentar a proposta da obra à Comissão de Análise de Projetos do Tribunal.

Muito emocionada durante toda a cerimônia, a presidente do GACC resumiu seus sentimentos em uma palavra, dita muitas vezes durante o seu discurso. "Gratidão. Quero afirmar minha gratidão por tornarem realidade algo com o que sonhamos há dez anos. Gratidão por terem vindo ao hospital nos conhecer, gratidão por acreditarem no trabalho que fazemos, gratidão por abraçarem esta causa", reforçou. Ela destacou, ainda, que o tomógrafo destinado ao novo espaço será instalado na próxima segunda-feira (16).

Quebra de protocolo

Após assistir à apresentação do filho Renan e de outras crianças no início da cerimônia, o pai Cristiano Antônio de Oliveira pediu para quebrar o protocolo e fazer uma declaração ao final da inauguração. "Só quem está do lado cá sabe o que vivemos. Há um ano eu não fazia a menor ideia do que era feito aqui no GACC. Hoje conheço a importância do trabalho de todos vocês. Quero dizer meu muito obrigado aos profissionais, voluntários e a vocês que propiciaram mais esta conquista para o hospital", disse.

O filho de Cristiano integra a lista de 741 pacientes atendidos neste ano nas diversas fases do tratamento, além de 171 na Unidade de Terapia Intensiva e 585 na Clínica de Curados. O GACC de São José dos Campos possui um índice de cura de 71%, superior à média brasileira que é de 49%. Durante 2019, o hospital realizou 901 cirurgias, 2.042 internações, 5.601 sessões de quimioterapia, 13.197 consultas e 32.015 exames.

Para que esse atendimento seja possível, o GACC possui uma estrutura de 6.000 m² construídos, oferecendo atendimento integral de oncologia pediátrica. Os pacientes do Sistema Único de Saúde diagnosticados entre zero e 19 anos têm prioridade no atendimento, que tem como característica a abordagem multidisciplinar nas áreas médica, psicológica e social, entre outras. Outro aspecto do atendimento realizado pela equipe de profissionais de saúde e voluntários é o trabalho humanizado, que é oferecido tanto às crianças quanto aos familiares.

Fonte: TRT da 15ª Região (Campinas/SP)