Banner rotativa - Conciliação Trabalhista

Título do Conciliômetro 2018 - Coluna 30

Conciliação Trabalhista

Dados Finais

Conciliômetro 2019 - Coluna 30

0
28.636
 
GRANDE PORTE: 1º - TRT15          2º - TRT02          3º - TRT01          MÉDIO PORTE: 1º - TRT05          2º - TRT06          3º - TRT12          PEQUENO PORTE: 1º - TRT22          2º - TRT14          3º - TRT16         

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar TRT da 22ª Região (PI) inaugura o novo espaço do Cejusc de 1° Grau

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades.

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (PI) inaugurou, nesta quinta-feira (19), o novo espaço do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT) de 1° Grau. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e foi transmitida ao vivo pelo canal da EJUD 22 no Youtube.

Estiveram presentes no evento representantes da Associação dos Advogados Trabalhistas, incluindo o Presidente Téssio Torres; a Vice-Presidente da OAB/PI, Alynne Patrício de Almeida Santos; a Presidente  da Comissão do Direito do Trabalho da OAB/PI, Heloísa Hommerding; servidores e magistrados do TRT, entre eles: a Desembargadora-Presidente do TRT, Liana Chaib; o Desembargador Francisco Meton Marques de Lima; o Juiz Auxiliar da Presidência, Washington Bandeira; a Juíza do Trabalho da 4ª Vara de Teresina, Basiliça Alves; o Juiz do Trabalho Gustavo Ribeiro Martins; e o Juiz do Trabalho e Coordenador do CEJUSC de 1° Grau, Roberto Wanderley Braga.

A conciliação é o método considerado mais eficiente para a mediação de conflitos, pois é possível que se chegue a um consenso de forma célere e amigável. Para a desembargadora-presidente do TRT, este é o momento oportuno para a inauguração do espaço, já que estamos vivenciando o Mês Nacional da Conciliação do CSJT e em breve iniciaremos a Semana Nacional da Conciliação do CNJ. “A importância deste lugar vai além das paredes, pois é aqui que vamos construir pontes e derrubar muros. É muito simbólico que estejamos inaugurando esse espaço no mês em que conciliar é a palavra-chave”, disse.

O layout do novo espaço de mediação foi pensado para trazer maior liberdade e conforto durante as negociações, criando um clima favorável à conciliação. “Esse espaço mais humanizado e menos burocrático facilita o trabalho de harmonização entre as partes. Os espaços que conhecemos de audiência foram criados por um método antigo que remete ao litígio. O novo ambiente de conciliação foi proposto por meio de estudos psicológicos para que as partes se sintam à vontade”, explicou o Coordenador do CEJUSC de 1° Grau, Roberto Wanderley Braga.

O Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, Téssio Torres, parabenizou a Presidente Liana Chaib pela iniciativa e afirmou que “muitos acordos, dentro de valores dignos, serão firmados aqui”.

As audiências de conciliação serão feitas com agendamento prévio. As partes interessadas podem enviar os pedidos para as Varas do Trabalho onde tramitam os processos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do CEJUSC de 1° Grau – cejusc1-teresina@trt22.jus.br .

Adequação à Resolução 174/2016 do CSJT

As novas instalações do CEJUSC de 1º grau, se adequam à Resolução 174/2016 do CSJT que, no seu art. 7º, parágrafo 9º, assim enuncia:

Os CEJUSC-JT deverão observar as qualidades técnica, social, ética e ambiental, devendo o espaço físico das audiências e sessões conter mesas redondas, no máximo de seis por magistrado supervisor, assegurando-se a privacidade das partes e advogados.

A mudança na estrutura física também visa adequar o CEJUSC à diretriz, dessa mesma Resolução, de que as conciliações sejam feitas por servidores conciliadores (das 6 VTs de Teresina), supervisionados pelo Juiz Coordenador ou Juiz Coordenador Substituto.

A conciliação sempre foi uma prioridade máxima da gestão e, além da inauguração do novo espaço do CEJUSC de 1º grau, também foram realizadas as seguintes iniciativas: Instalação do NUPEMEC e CEJUSC 2º Grau, coordenados pelo Des. Manoel Edilson, em espaço amplo no sexto andar do prédio-sede; Disk-Acordo; Aumento das audiências de conciliação nos CEJUSCs de 1º e 2º graus; Conciliações em execução no NUAPE; Conciliações em RR na Presidência.

Fonte: TRT da 22ª Região (PI)