Banner rotativa - Conciliação Trabalhista

Título do Conciliômetro 2018 - Coluna 30

Conciliação Trabalhista

Dados Finais

Conciliômetro 2019 - Coluna 30

0
28.636
 
GRANDE PORTE: 1º - TRT15          2º - TRT02          3º - TRT01          MÉDIO PORTE: 1º - TRT05          2º - TRT06          3º - TRT12          PEQUENO PORTE: 1º - TRT22          2º - TRT14          3º - TRT16         

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

null Conciliações em reclamações trabalhistas movimentaram R$ 276 milhões no TRT da 2ª Região (SP) em 2020

A realização desse volume de audiências só foi possível por conta da adoção do meio telepresencial, com uso de tecnologias de videoconferência.

No ano de 2020, quase totalmente afetado pela pandemia da covid-19, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP)somou mais de R$ 276 milhões em processos resolvidos por meio de conciliações, a serem pagos para as partes em reclamações trabalhistas. É o resultado de 6.617 acordos efetivados, números apurados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec- JT2) e pela Seção de Estatística do TRT.

Para chegar ao resultado, o Nupemec pautou mais de 40 mil audiências. Dentre elas, mais de 25 mil foram realizadas, pois ambas as partes estavam presentes. O número é importante pois, mesmo que não resulte em um acordo, a audiência de conciliação representa a construção de um diálogo e pode vir a render acordos futuramente.

A realização desse volume de audiências só foi possível por conta da adoção do meio telepresencial, com uso de tecnologias de videoconferência. A adaptação ao novo precisou ser realizada de forma ágil e viabilizou também a criação do Plantão Cejusc Covid-19. Iniciativa do Nupemec, o plantão foi criado para atender casos envolvendo a pandemia, com a adoção do Procedimento de Mediação Pré-Processual, contando com 12 juízes, cada um auxiliado por um servidor.

Eventos de conciliação e pesquisa de satisfação

No final de 2020, as atividades de conciliação foram priorizadas no TRT com a realização do Mês Nacional da Conciliação Trabalhista, durante todo o mês de novembro, e da Semana Nacional da Conciliação, entre 30 de novembro e 4 de dezembro. O período foi marcado pela resolução de vários processos, sendo que alguns deles se arrastavam havia muitos anos. Conheça alguns deles.

Com o início do Mês Nacional da Conciliação, o Nupemec aproveitou para inaugurar a Pesquisa Eletrônica de Satisfação em Conciliação – PESC, com o objetivo de medir a satisfação das partes após audiências de conciliação. Conheça os resultados parciais da iniciativa.

Premiações

Pouco antes do início da pandemia, em janeiro, o TRT foi reconhecido pelas suas práticas de conciliação na 10º Edição do Prêmio Conciliar é Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O TRT venceu duas categorias com os projetos “Atlas da Conciliação e Plano de Incentivo à Conciliação” e “Grupos de Estudos a Distância em Conciliação e Mediação – Nupemec-JT2 – TRT”, ambos de autoria do servidor Luiz Travain.

As honrarias foram entregues no dia 18 de fevereiro, na sede do CNJ.

Fonte: TRT da 2ª Região (SP)