Banner rotativa - Conciliação Trabalhista

Título do Conciliômetro 2018 - Coluna 30

Conciliação Trabalhista

Dados Finais

Conciliômetro 2019 - Coluna 30

0
28.636
 
GRANDE PORTE: 1º - TRT15          2º - TRT02          3º - TRT01          MÉDIO PORTE: 1º - TRT05          2º - TRT06          3º - TRT12          PEQUENO PORTE: 1º - TRT22          2º - TRT14          3º - TRT16         

 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar TRT da 4ª Região (RS) receberá menção honrosa no Prêmio “Conciliar é Legal”, do CNJ

(13/02/2020)

O aplicativo I-Con, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), receberá menção honrosa na 10ª edição do Prêmio Conciliar é Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ferramenta eletrônica investiga e relaciona processos com maior potencial de obtenção de acordos, facilitando e otimizando a elaboração das pautas de conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho gaúcha. A presidente do TRT, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, estará presente na cerimônia de premiação da 10ª edição do Prêmio Conciliar é Legal que ocorrerá no próximo dia 18 de fevereiro, no CNJ, em Brasília. 

O I-Con foi desenvolvido entre janeiro e março de 2019, pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do TRT, com a supervisão dos magistrados coordenadores do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) à época, juízes Eduardo Batista Vargas e Jorge Alberto Araújo.

O objetivo da iniciativa foi facilitar a triagem de processos que ofereciam mais possibilidades de conciliação, para que as pautas fossem mais produtivas e proveitosas para trabalhadores e empregadores envolvidos, sendo que o programa pesquisa os dados dos processos baseado em dois critérios distintos: o comportamento das empresas (ou seja, suas taxas de conciliação e em que fases dos processos elas mais efetivam acordos), e pela característica dos processos, definidas pelo juiz, tais como o valor da ação, o número de reclamadas envolvidas, se há ou não perícias nos processos, dentre outros parâmetros.

Segundo o juiz Eduardo, o recurso facilitou muito a pesquisa e inclusão em pauta de processos que têm chances efetivas de serem conciliados. "Foi um recurso muito importante que criamos em parceria com a Setic, e a menção honrosa no prêmio do CNJ nos deixou muito felizes", afirma.

O software foi desenvolvido pelos servidores Luciana Karst Passos, Felipe Hoppe Levin e Paulo Roberto Schmitt do Carmo, da Seção de Sistemas de Apoio à Decisão, da Setic. Segundo Paulo do Carmo, servidor chefe da Seção, todos os envolvidos no projeto ficaram muito orgulhosos pela menção honrosa obtida no prêmio do CNJ. "É um bom reconhecimento pelo nosso trabalho", disse.

Conciliar é Legal

O Prêmio Conciliar é Legal do CNJ busca identificar, premiar, disseminar e estimular a realização de ações de modernização no âmbito do Poder Judiciário que estejam contribuindo para a aproximação das partes, a efetiva pacificação e, consequentemente, o aprimoramento da Justiça.

A premiação reconhece as práticas de sucesso, estimula a criatividade e dissemina a cultura dos métodos consensuais de resolução dos conflitos.

Fonte: TRT da 4ª Região (RS)