Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Abertura da 4a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista será no TRT da 5a Região

 
 
                         Baixe o Áudio
        
 
 

A 15 dias do início da 4ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, o programa de rádio “Conciliando” entrevistou a juíza auxiliar da presidência do TRT da 5ª Região (BA), Dorotéia Azevedo. É no Tribunal Regional que o vice-presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, estará no dia 21 de maio para prestigiar a abertura da Semana.

A juíza do Trabalho destacou que haverá a inauguração do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) para atender as partes. “É emblemática a inauguração do Centro no dia da inauguração do Cejusc”, pontuou. A inauguração contará com a presidente do TRT da 5ª Região, desembargadora Maria de Lourdes Linhares Lima de Oliveira.

No quadro “Giro de Notícias”, o acordo firmado entre viúva haitiana e construtora no Mato Grosso foi explicado. O marido dela era pedreiro e morreu soterrado durante a instalação de manilhas para drenagem de águas pluviais. Como a haitiana não falava português, uma intérprete participou da audiência. A viúva aceitou receber uma casa no valor de R$ 147 mil e mais R$ 50 mil como indenização por danos morais, que será parcelada em cinco vezes, até julho de 2019.

Outra notícia do quadro foi a conciliação importante no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). A Vara do Trabalho de Farroupilha (RS) homologou o primeiro acordo com a companhia de saneamento Corsan, uma das quatro maiores litigantes na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul. Em 2017 foram ajuizadas quase 2 mil ações trabalhistas contra a companhia e desta vez ela foi condenada a indenizar um trabalhador por danos morais.

A última nota do “Giro de Notícias” enfatizou a intermediação do TRT da 8ª Região (com jurisdição no Pará e no Amapá) que resultou no fim da greve dos rodoviários. A paralisação durou cinco dias, mas a categoria decidiu aceitar a proposta de jornada de oito horas, com a implantação de ponto biométrico, reajuste salarial e aumento de 1% acima da inflação no auxílio clínica, centro de formação e tíquete alimentação.

No quadro “Dica do Dia”, o juiz do Trabalho Rogério Neiva responde se cabe arbitragem para solucionar conflitos trabalhistas.

O programa "Conciliando" é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 16h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e aos domingos, às 9h30. O programa também pode ser acessado pelo site http://www.csjt.jus.br/programa-conciliando.

(JA-GR – Divisão de Comunicação do CSJT)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907