Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Acordo que beneficia marisqueiras e coíbe o trabalho infantil é destaque no Conciliando

 
 
                         Baixe o Áudio
        

 

Um acordo homologado pela Segunda Vara do Trabalho de Maceió (AL), com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), foi destaque no programa de rádio "Conciliando". Por meio do acordo, o MPT vai destinar R$ 160 mil a um projeto de produção de sururu desenvolvido por marisqueiras da orla lagunar da capital alagoana. Além de beneficiar mulheres que trabalham às margens da lagoa Mundaú, a ação também vai coibir a exploração do trabalho infantil na cidade.

No quadro "Giro da Conciliação", o destaque foi a primeira Semana de Conciliação Virtual promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-PB). O objetivo da semana é incentivar a prática conciliatória em processos eletrônicos virtuais. O mutirão foi realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Regional paraibano entre os dias 19 e 23 de março.

O TRT da 11ª Região (AM/RR) também foi destaque no "Giro". Durante uma audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional, o município de Atalaia do Norte (AM) firmou compromisso para o pagamento de R$ 166 mil referentes aos precatórios vencidos em 2017 e 2018. A audiência aconteceu durante a Quarta Semana Regional de Conciliação em Precatórios e o valor é referente a oito precatórios de natureza alimentar.

No quadro de entrevistas, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargadora Mari Eleda Migliorini, falou sobre as políticas de conciliação no Regional catarinense.

É possível que o empregado e o empregador possam recorrer à arbitragem (meio de solucionar litígios em que as partes escolhem um árbitro para proferir decisão) para a solução de conflitos? O juiz do Trabalho Rogério Neiva responde na Dica do Dia.

O programa "Conciliando" é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 16h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e domingos às 9h30. O programa também pode ser acessado pelo site http://www.csjt.jus.br/programa-conciliando

(Júlia Autuori- Estagiária/RT)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907