Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Audiência com 17 operários realizada por Cejusc do TRT da 12a Região é destaque no Conciliando

 
 
                         Baixe o Áudio
        
 
 

A Iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região foi destaque do programa Conciliando, da Rádio TST. Por iniciativa própria, o Cejusc/SC realizou audiência única para tratar do caso de 17 operários que estavam sem salários desde janeiro por conta da interrupção de diversas obras em Florianópolis. Os trabalhadores concordaram com a proposta de conciliação e vão receber R$ 212 mil, além de poder sacar o FGTS e ter acesso ao seguro-desemprego caso não consigam retornar ao mercado de trabalho.

No quadro “Giro de Notícias”, o destaque foi o acordo homologado entre a família de um mecânico morto em decorrência de acidente de trabalho e a mineradora da qual era empregado. O montante a ser pago a título de compensação pelos danos decorrentes do acidente está sendo depositado em parcelas mensais, conforme acertado entre as partes. A reclamação da família foi uma das mais de três mil ajuizadas em 2017 por acidente de trabalho em Mato Grosso.

Outro destaque do “Giro” foi o acordo de R$ 869 mil entre um bancário, a Caixa Econômica Federal e a Fundação dos Economiários Federais. O empregado demandava o pagamento de diferenças relativas a parcelas salariais e à complementação da aposentadoria. Esse é mais um exemplo de reuniões com grandes litigantes que a administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, com jurisdição no Rio Grande do Sul, tem promovido para incentivar a cultura da conciliação.

No quadro de entrevistas, foi reprisado o bate-papo com a juíza auxiliar da Presidência do TRT da 5ª Região, Doroteia Silva de Azevedo Mota, que abordou as principais políticas de conciliação adotadas pelo TRT com jurisdição na Bahia.

Ainda nesta edição do programa, no quadro Dica do Dia, o juiz do trabalho Rogério Neiva explica como funciona a técnica do “Teste de Realidade”.

O programa "Conciliando" é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 16h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e domingos, às 9h30. O programa também pode ser acessado pelo site http://www.csjt.jus.br/programa-conciliando.

(JA/RT – Divisão de Comunicação do CSJT)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907