Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Desestimular o trabalho infantil no Brasil é foco de seminário no TST

4º Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem será nos dias 25 e 26 de outubro

Mais de 15 mil crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos sofreram acidentes de trabalho nos últimos seis anos no Brasil. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (MPT-OIT) e mostram que os números vêm caindo, mas ainda retratam uma realidade triste para um grupo que deveria apenas brincar e estudar.

Resgatar esses meninos e meninas é o objetivo do 4º Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O evento será realizado na sede do TST nos dias 25 e 26 de outubro, é aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas aqui.

A intenção é discutir alternativas para convencer famílias e empresários de que menores de 18 anos são proibidos por lei de trabalhar, salvo na condição de aprendizes, a partir dos 14 anos, segundo a Constituição da República.

Segundo a ministra Kátia Magalhães Arruda, coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, 70% das  crianças que trabalham de forma indevida estão expostas às piores formas de trabalho infantil, como a exploração sexual, além de estarem expostas a riscos de acidentes e danos a saúde. A magistrada ressalta que essas crianças, com idade superior ou igual a 14 anos, poderiam estar inseridas  na Lei da Aprendizagem, que permite o trabalho com condições dignas e garante direitos ao jovem como carteira assinada, horário de trabalho e, o mais importante, exigindo vinculação à escola.

Programação

A conferência de abertura será feita pelo jornalista e diretor da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, que abordará o trabalho infantil escravo. A Repórter Brasil, criada em 2001, se dedica a identificar e tornar públicas situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil.

Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) também estarão presentes no seminário, assim como entidades privadas e integrantes do poder executivo.

Confira a programação completa. 

Credenciamento

Os jornalistas interessados em fazer a cobertura do evento podem enviar e-mail para secom@tst.jus.br, com nome completo, número de RG e nome do veículo de comunicação.

Serviço:

4º Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem
Data: 25 e 26/10/2018

(Divisão de Comunicação do CSJT)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907