Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Procedimentos e prazos para abertura de créditos adicionais na Justiça do Trabalho


O presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Brito Pereira, autorizou a publicação do Ato Conjunto TST.CSJT.GP nº 4/2019, que estabelece procedimentos e prazos para abertura de créditos adicionais no âmbito da Justiça do Trabalho. O crédito adicional corrige distorções e alterações no planejamento do orçamento inicial e é classificado em suplementar, especial e extraordinário. Quando autorizado pela Lei Orçamentária Anual, os créditos suplementares são abertos por Ato da Presidência do TST/CSJT ou por decreto do Poder Executivo.

Tipos de Alterações Orçamentárias

De acordo com o documento, cada Tribunal Regional do Trabalho se responsabilizará pelo tipo de alteração orçamentária solicitada, pela exatidão das informações, pela verificação dos limites autorizados na Lei Orçamentária de 2019 e pelas consequências decorrentes da implantação da solicitação.  

Ainda segundo o ato, as alterações orçamentárias que dependerem da publicação de normativos do Poder Executivo deverão obedecer ao disposto nas Portarias da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério da Economia e à legislação pertinente.

Ressalta-se que, a partir da vigência da Emenda Constitucional nº 95/2016, fica vedada a solicitação de créditos sem oferecimento de recursos compensatórios. Da mesma maneira, não se permite a abertura de créditos decorrentes do superávit financeiro e do excesso de arrecadação de receitas enquanto a dotação autorizada de despesas primárias for igual ou superior ao limite da EC n.º 95/2016. Contudo, essa situação não se aplica às dotações para pagamento de precatórios, tendo em vista que o orçamento pertence ao órgão executado.

Lançamento e Envio das Solicitações de Alterações Orçamentárias

As solicitações de créditos adicionais serão processadas eletronicamente, por intermédio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento, mediante o encaminhamento de ofício da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho ao presidente do CSJT, com cópia para a secretaria de Orçamentos e Finanças do CSJT.

Ficou determinado ainda, no tocante às solicitações, que devem se observados a forma e o detalhamento estabelecidos na LOA, com indicação obrigatória de ações suplementadas e canceladas da seguinte forma: a unidade orçamentária solicitante; a ação orçamentária e o grupo de despesa; o plano orçamentário, quando existir; e o valor e a fonte de recursos.

Prazos

No documento ficaram estipulados os procedimentos para o encaminhamento das solicitações e os prazos máximos, conforme indicação a seguir:

·        20 de março e 5 de setembro – Lei Ordinária, Portaria/Decreto do Poder Executivo e Ato do TST ou do CSJT;

·        25 de outubro - Portaria/Decreto do Poder e Executivo e

·        20 de novembro - Ato do TST ou do CSJT.

Justificativas

As solicitações de créditos adicionais deverão conter exposição circunstanciada que as justifiquem, além de indicar: a necessidade da alteração; a causa da demanda; as formas de financiamento do crédito e a adequação da proposta à meta fiscal vigente; a verificação das fontes de recursos e dos identificadores de uso (IU) e de resultado primário (RP); a urgência, a relevância e a imprevisibilidade da despesa para a edição de Medida Provisória; a legislação específica e outras informações que forem necessárias.

Mensagem de créditos

Como forma de melhor orientar os Tribunais Regionais do Trabalho, no que se refere à elaboração dos pedidos de créditos adicionais, a Secretaria de Orçamento e Finanças encaminhou a Mensagem SEFIN/CSJT n.º 9, que consolida as principais diretrizes previstas no Ato de créditos n.º 4.

Entenda os créditos adicionais

crédito adicional corrige distorções e alterações no planejamento do orçamento inicial eé classificado em suplementar (modalidade de crédito adicional que reforça a dotação orçamentária já existente no orçamento); especial (modalidade que altera a Lei Orçamentária e que, por isso só pode ser realizada por meio de projeto de lei); e extraordinário (modalidade que atende a despesas urgentes e imprevisíveis, como em caso de guerra, comoção interna ou calamidade pública, aberto por medida provisória).

(Divisão de Comunicação do CSJT)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907