Notícias

Voltar Ceduc-JT promove ações de capacitação para servidores de diversas áreas


O Centro de Educação Corporativa da Justiça do Trabalho (Ceduc-JT) divulgou a realização de três cursos nos meses de junho e julho deste ano. Serão treinamentos relacionados a diversas áreas de atuação dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). O primeiro deles, de 18 a 20 de junho, vai abordar o sistema Tesouro Gerencial. Os outros dois, Introdução à Gestão Socioambiental e Arranjo Arquivístico dos processos históricos da JT, ocorrem entre 18 de junho e 2 de julho. O conteúdo é direcionado a servidores de Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).  

O curso de Tesouro Gerencial, com carga horária de 21 horas, será ministrado pelo instrutor da Secretaria de Orçamento e Finanças do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Edson Rasia.  As aulas serão presenciais, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília. O objetivo é capacitar servidores das áreas de gestão e controle financeiro, orçamentário e contábil dos TRTs para uma melhor operacionalização das rotinas e recursos do sistema do Tesouro. 

Servidores da área de desenvolvimento sustentável terão a oportunidade de se inscreverem no curso de Introdução à Gestão Socioambiental. As aulas serão ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do CSJT. A carga horária é de 15 horas e o treinamento tem um caráter autoinstrucional, possibilitando o aprendizado autônomo. O objetivo é repassar conhecimentos e práticas para que os servidores atuem como agentes transformadores por meio da responsabilidade socioambiental.

Também com carga horária de 15 horas, o treinamento que visa à aplicação da orientação técnica para implantação de programa de arranjo e descrição arquivística dos processos históricos da Justiça do Trabalho será ministrado pelo servidor Leonardo Moreira, da Coordenadoria de Gestão Documental do CSJT. O curso conta, ainda, com a colaboração da servidora Justina Maria de Sousa Soares, do TRT da 22ª Região. O conteúdo programático é direcionado aos servidores da gestão de documentos dos TRTs.

Webconferências
Além dos treinamentos de longa duração, o Ceduc-JT promove também palestras em formato mais curto. As últimas webconferências realizadas abordaram o Sistema Integrado de Gestão de Saúde (SIGS). As palestras foram conduzidas por Jacson Pereira e Ciwannir Machado, membros da Comissão Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho.

Ao abordar o SIGS, o Ceduc-JT quis transmitir conhecimentos necessários tendo em vista a integração dessa ferramenta ao Sistema Integrado de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (Sigep). O SIGS irá padronizar e informatizar as rotinas, bem como será o gerador de informações para o eSocial (sistema de escrituração digital do Governo Federal), que será obrigatório a partir de junho de 2019 no âmbito da saúde.

Outra conferência virtual de destaque ocorreu em 30 de maio último. A palestra teve abordagem no campo da Segurança do Trabalho (cadastramento de fatores de riscos, insalubridade e periculosidade e grupos homogêneos de exposição), com impacto direto nas tabelas s1060 e s2240 do eSocial.

(NV/RT – Divisão de Comunicação do CSJT)
                          

Rodapé Responsável DCCSJT