Voltar

Conciliação que encerrou greve de empregados da Mercedes-Benz é destaque no programa Conciliando

 
 
                         Baixe o Áudio
      
 

O programa Conciliando destaca o resultado da conciliação que encerrou a greve de empregados da fábrica Mercedes-Benz do Brasil. A negociação foi intermediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com jurisdição em Campinas (SP). No acordo ficaram estabelecidos: os reajustes de 4,5% nos salários e de 5% no piso salarial, a concessão do abono de R$ 2 mil e a estabilidade de 60 dias. Os quatro dias de paralisação serão compensados, ainda em 2018, com dois dias extras de trabalho, que não poderão ser realizados em domingos ou feriados. A proposta contemplou a renovação das cláusulas sociais por 12 meses a partir da data-base.

No “Giro da Conciliação”, o destaque foi a homologação de dois acordos judiciais que possibilitarão o pagamento de créditos trabalhistas a cerca de 900 ex-empregados em Porto Velho (RO). Os acordos preveem a alienação de 21 bens imóveis, sendo 19 em Porto Velho (RO) e outros 2 em Rondonópolis (MT). Os imóveis estão avaliados em quase R$ 16 milhões. A perspectiva é de que pelo menos 500 processos sejam quitados.

Outro destaque no “Giro da Conciliação” foi o acordo fechado entre o Atlético Clube Goianiense e o jogador Leonardo Moura, em processo que tramitava na Justiça do Trabalho desde 2013. A conciliação faz parte de uma série de negociações, iniciada em 2017, para a redução de ações trabalhistas que envolvem o clube. A ação tratava de verbas rescisórias e indenização por rescisão antecipada do contrato de trabalho.

No quadro de entrevistas, o diretor de Gestão de Pessoas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcos Luis Hartmann, fala sobre a negociação em que representou a Conab. O acordo foi assinado em audiência presidida pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato de Lacerda Paiva.

Na “Dica do Dia”, o juiz do Trabalho Rogério Neiva responde o que acontece quando não há acordo em uma negociação coletiva.

O programa "Conciliando" é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar às sextas-feiras, às 16h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e aos domingos, às 9h30. O programa também pode ser visto no site http://www.csjt.jus.br/programa-conciliando.

(JA/GL– Divisão de Comunicação do CSJT)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

_____________________________________________
Conteúdo de Responsabilidade da DCCSJT
Divisão de Comunicação
Email: comunica@csjt.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907