Notícias

Voltar TRT RJ considera legal desconto por quebra de caixa

(13/01/2017)

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) negou provimento ao pedido de indenização por danos morais de uma ex-funcionária da C & C Casa e Construção que alegava sofrer descontos mensais em seu salário por supostos desfalques no caixa. A decisão seguiu, por unanimidade, o voto do relator do acórdão, desembargador Antônio Carlos de Azevedo Rodrigues.

A trabalhadora argumentou que as parcelas antecipadas pela empresa a título de "quebra de caixa" foram inferiores ao valor descontado da indenização recebida ao final do contrato, e que desconhecia essa espécie de "adiantamento".

No entendimento do colegiado, o desconto salarial decorrente de diferenças verificadas no caixa não é ilegal, visto que este instrumento se destina justamente a ressarcir diferenças detectadas no seu fechamento. Também não houve alegação no sentido de que a verificação não tenha sido feita na presença do empregado.

A Convenção Coletiva trazida aos autos previa expressamente o pagamento dessa parcela denominada "quebra de caixa", no valor de R$ 32, deduzindo-se descabida a alegação da funcionária de que desconhecia esse instituto.

Diante disso, a 9ª Turma concluiu que o desconto salarial não se configurou ilegal, visto que o adicional recebido tem objetivo justamente de ressarcir eventuais diferenças detectadas no "caixa", tornado lícito o desconto no salário da obreira. A decisão ratificou a sentença proferida pela juíza Leticia Cavalcanti da Silva, da 79ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.

Nas decisões proferidas pela Justiça do Trabalho, são admissíveis os recursos enumerados no art. 893 da CLT.

Fonte: TRT/RJ
 

Rodapé Responsável DCCSJT