Notícias

Voltar 9ª Semana Nacional da Execução Trabalhista começa hoje (16) com acordos e leilões em todo o Brasil

Com o slogan “Todos pela efetividade da Justiça”, a nona edição prossegue até sexta-feira (20).

A 9ª Semana Nacional da Execução Trabalhista começa nesta segunda-feira (16) com audiências, leilões e acordos em todo o Brasil. Promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, a iniciativa mobiliza os órgãos judiciários em busca de soluções para os processos em que os devedores não pagaram os valores reconhecidos em juízo.  Com o slogan “Todos pela efetividade da Justiça”, a nona edição prossegue até sexta-feira (20). 

A cerimônia de abertura será realizada no TRT da 24ª Região (MS) nesta terça-feira (17) e contará com a presença do coordenador da Comissão Nacional da Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET), ministro do Tribunal Superior do Trabalho Cláudio Brandão. A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo, a partir das 9h, pelo canal oficial do TRT no YouTube.

“Essa semana tem a finalidade de mobilização e concentração de atos processuais para que as pessoas possam resolver as pendências nos processos de execução”, explicou. “A expectativa é que, durante a Semana, consigamos realizar os nossos objetivos, garantir a solução dos processos e, em termo de números, queremos, no mínimo, alcançar a meta do ano passado, ou até superar a quantidade de trabalhadores que serão beneficiados”, concluiu o ministro.

Semana Nacional da Execução Trabalhista

Promovidas desde 2011, as edições anteriores da Semana da Execução Trabalhista juntas movimentaram mais de R$ 5 bilhões. Na fase de execução, os processos podem ser encerrados por meio de acordo ou de bloqueio e leilão de bens.

Somente em 2018, a Justiça do Trabalho movimentou quase R$ 720 milhões durante a oitava edição do evento. Os 24 Tribunais Regionais do Trabalho realizaram 23.064 audiências e atenderam 93.702 pessoas. Foram homologados 8.379 acordos, realizados 645 leilões e efetivados 27.858 bloqueios por meio do BacenJud, sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituições bancárias.

Saiba mais sobre a Execução Trabalhista.

(VC/AJ - foto: Marcilene Damasceno/TRT da 7ª Região)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

Rodapé Responsável DCCSJT