Notícias

Voltar Programa Jornada fala sobre profissões de risco e prevenção de acidentes de trabalho

O sexto e último episódio da primeira temporada do programa Jornada apresenta algumas profissões consideradas de risco e mostra também os índices de acidentes de trabalho no país. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 48 segundos um trabalhador sofre algum tipo de acidente e, a cada três horas, um morre. Esses dados alarmantes colocam o Brasil entre os países com maior número de acidentes e mortes decorrentes do trabalho em todo o mundo.

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Miranda Arantes, uma das entrevistadas, explica que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) assegura direitos aos empregados expostos a riscos no ambiente de trabalho, como o pagamento do adicional de periculosidade ou de insalubridade. A ministra também reforça a importância da prevenção. “Nós hoje trabalhamos para conscientizar as empresas de que prevenir acidentes não é um gasto, é um investimento”, afirma.

A equipe do Jornada ouviu relatos da família de um eletricista que morreu após sofrer um grave acidente de trabalho e de uma vítima que conseguiu sobreviver a esse mesmo acidente, mas que hoje está com a saúde comprometida. O programa também apresenta a rotina de um alpinista industrial e os desafios dessa atividade.

O médico Gustavo Maglioca, outro entrevistado, ressalta que muitos acidentes de trabalho estão relacionados a ambientes estressantes e que as empresas devem estimular bons hábitos entre os empregados e promover ações de educação em prevenção de acidentes.

Novo Jornada

O novo formato do programa, voltado para a internet, estreou em 1º de maio. Na primeira temporada, temas como assédio moral, teletrabalho, atuação da Justiça do Trabalho, trabalho infantil e participação da mulher no mercado de trabalho, foram tratados de forma direta e objetiva. As seis edições podem ser acessadas no canal do TST no YouTube a qualquer hora.

O programa é exibido na programação da TV Justiça às quartas-feiras, às 19h45, com reprises na quinta-feira, às 7h; na sexta-feira, às 5h45; no sábado, às 6h; no domingo, às 6h e às 21h15; na segunda-feira, às 4h30; e na terça-feira, às 7h. A segunda temporada estreia em outubro.

(CRTV/Secom/TST)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907

Rodapé Responsável DCCSJT