Notícias

Voltar Sucessivos acidentes de trabalho em 2019 no Brasil são temas de debate no Coleprecor

 

Os recentes acidentes de trabalho que ocorreram em Brumadinho (MG) e no Centro de Treinamento do Flamengo (RJ) e o que vitimou o jornalista Ricardo Boechat (SP) levaram os gestores nacionais do Programa Trabalho Seguro a discutir a importância das ações realizadas pela Justiça do Trabalho para a prevenção de acidentes.

O assunto foi debatido durante a primeira reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor).  A ministra do Tribunal Superior do Trabalho e coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, Delaíde Miranda Arantes, divulgou o calendário de ações a serem promovidas durante o ano de 2019. "Queremos conscientizar os gestores das empresas de que prevenção não é gasto, não é despesa. Prevenção é investimento", disse a ministra.

Abril Verde

A prevenção de acidentes também fará parte do calendário 2019 da Justiça do Trabalho. A ministra Delaíde também pediu empenho dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) em relação à participação no Abril Verde – campanha anual para conscientizar a população da importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. O evento em que serão definidas as ações do mês será realizado na sexta-feira (15/2), no TST, e contará com a presença do presidente do CSJT e do TST, ministro Brito Pereira, do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, e do representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Martin Hahn, além de outras autoridades convidadas.

Acidentes no setor da mineração

Diante das notícias veiculadas pela imprensa sobre a segurança das barragens, principalmente no estado de Minas Gerais, o Programa Trabalho Seguro organiza seminário específico sobre a Prevenção de Acidentes de Trabalho no setor de mineração. O evento será realizado em Belo Horizonte no mês de março. Esta é apenas uma ação específica, mas cada TRT também produzirá calendário regional das ações para o ano de 2019.

V Seminário Trabalho Seguro

Os presidentes e os corregedores dos Tribunais Regionais também foram informados pela coordenadora nacional do Programa Trabalho Seguro sobre o 5º Seminário Internacional Trabalho Seguro para o qual foram convidados a participar. O evento, organizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), já tem data marcada: 16 a 18 de outubro. O seminário, que é realizado a cada dois anos em Brasília, terá lugar no plenário Ministro Arnaldo Sussekind, do TST.

Êxito do Programa Trabalho Seguro

A ministra do TST Maria Helena Mallmann,  vice-coordenadora do programa, ressaltou que o apoio de todos os presidentes e corregedores é importante para que o Programa continue tendo êxito, como teve até o momento. "Valorizo muito o espaço disponibilizado pelo Coleprecor para tratar sobre o tema e ressalto o papel fundamental que o Colégio sempre teve na história, na construção e na defesa da Justiça do Trabalho".

A desembargadora Eliney Bezerra Veloso, do TRT da 23ª Região, atual presidente do Coleprecor, agradeceu a todos pelo engajamento que objetiva levar à sociedade a discussão sobre o assunto. "Esses programas são um canal direto de interlocução com a sociedade, e a discussão a respeito da prevenção é muito importante para a diminuição dos acidentes".

Complementando as palavras da desembargadora, o juiz André Machado Cavalcanti, do TRT da 13ª Região, comentou a atual visibilidade que o Programa Trabalho Seguro tem em todo o País. Segundo ele, o Programa, que tem forte poder de comunicação com a sociedade por tratar de temas que sensibilizam a população brasileira, deve ter ainda mais visibilidade. "Temos de dar ainda mais credibilidade ao trabalho realizado pelo programa, difundir para a sociedade todas as ações realizadas para que as pessoas possam encontrar na Justiça do Trabalho uma fonte de pesquisa. Do mesmo modo, queremos dialogar mais com a população sobre o tema".

(NV/GR - Divisão de Comunicação do CSJT)

Rodapé Responsável DCCSJT