Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Projeto de gestão judiciária do TRT da 5ª Região (BA) concorre ao prêmio Innovare

O projeto tem como objetivo aumentar a eficiência na gestão processual e contribuir diretamente no gerenciamento dos processos físicos e eletrônicos das Varas do Trabalho.

(04/08/2020)

O projeto “Gestão Judiciária – BI/eCorreição”, do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região (BA), foi selecionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para concorrer ao Prêmio Innovare, na categoria de gestão judiciária. O projeto tem como objetivo aumentar a eficiência na gestão processual e contribuir diretamente no gerenciamento dos processos físicos e eletrônicos das Varas do Trabalho da região.

A iniciativa permite aos gestores acesso simples, rápido e eficaz às informações gerenciais com atualização diária, fornecendo uma visão geral e estratégica do funcionamento e do cumprimento das tarefas, metas nacionais e produtividade. “Assim a unidade pode entender quais os processos que estão impactando seu resultado e identificar os gargalos”, explicou a presidente do TRT da 5ª Região (BA), desembargadora Dalila Andrade.

Processo Judicial Eletrônico

O gestor do projeto, juiz auxiliar da presidência do TRT Firmo Leal, explicou que o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) não tem a tarefa de gerenciamento de dados e que, com as ferramentas de Business Inteligence (BI), é possível pegar as informações transferidas do sistema PJe para o sistema e-Gestão e apresentá-las em relatórios e painéis de visualização, possibilitando o gerenciamento dos dados, melhores tomadas de decisão, distribuição das atividades dentro das unidades e aumento de eficiência. “Poderemos nos dedicar mais à análise crítica dos resultados obtidos e melhorar a gestão das unidades, a partir de relatórios que permitem uma visão sistêmica dos processos”, completou. 

Prêmio Innovare

Devido à repercussão na Justiça do Trabalho, a ferramenta foi apresentada em 2019 ao Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor) e foi cedida ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), maior tribunal trabalhista do país. No final de abril, foi um das oito aprovadas para compor o Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário e, agora, é umas das cinco iniciativas encaminhadas ao Prêmio Innovare.

O Prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. O projeto “Gestão Judiciária – BI/eCorreição” foi criado e desenvolvido pelos servidores do TRT da 5ª Região (BA) Madalena Brito Cunha, Aldemaro Sena Júnior e Adriano Henrique Dias Schultz.

O Prêmio Innovare conta com o apoio de instituições parceiras que colaboram para a credibilidade e prestígio da premiação. Entre elas estão o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho Federal da OAB, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Associação dos Juízes Federais (Ajufe), a Associação Nacional dos Procuradores de República (ANPR), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e o Grupo Globo.

(Com informações do TRT da 5ª Região/BA)