Notícias

Voltar Áreas de arquitetura e engenharia dos TRTs  participam  de capacitação sobre “Eficiência Energética em Edificações”

A capacitação faz parte das ações do Programa de Eficiência Orçamentária da Justiça do Trabalho.

Servidores e servidoras das áreas de arquitetura e engenharia dos TRTs  participam de capacitação no TST. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST)

Servidores e servidoras das áreas de arquitetura e engenharia dos TRTs  participam de capacitação no TST. (Foto: Fellipe Sampaio - Secom/TST)

27/3/2023 - Dando continuidade às ações do Programa de Eficiência Orçamentária da Justiça do Trabalho, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) está promovendo, de 27 a 31 de março, o curso “ Eficiência Energética em Edificações”. A formação é destinada aos (às) arquitetos (as)  e engenheiros (as) dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

Na abertura do evento, na manhã desta segunda-feira (27), o secretário de Governança e Gestão Estratégica (SEGGEST) do CSJT, Rafael Araújo Leal, falou sobre a relevância de se ter, no âmbito da Justiça do Trabalho, um Plano de Governança focada na área orçamentária. “Sabemos que cada regional vive a sua realidade e seria muito bom se conseguíssemos colocar todas as nossas edificações no mesmo nível”, destacou. “Ao iniciar este projeto, é importante que vocês se sintam, de fato, parte dele para alcançarmos um Plano de Governança moderno e adequado à realidade da Justiça do Trabalho”, concluiu.

Saiba mais: Eficiência Orçamentária: CSJT realiza reuniões com gestores de obras e edificações dos TRTs

Conhecimento

Segundo o coordenador de Governança de Contratações e de Obras (CGCO) do CSJT, Sílvio Rodrigues Campos, a capacitação busca disseminar  conhecimentos de eficiência energética para que os projetos de engenharia possam considerar o que há de melhor na área técnica, especialmente a sustentabilidade aplicada às edificações. “A partir do momento em que os novos projetos venham com esses princípios de sustentabilidade e alinhados à  eficiência orçamentária, o resultado, também, nos levará a uma economia de recursos”, destacou.

Qualidade 

Para Veriane Sol Martins, arquiteta do Tribunal Regional do Trada 23ª Região (MT), comentou que a iniciativa vem ao encontro da realidade climática atual. “Essas ações voltadas para sustentabilidade e energia nos mostram a importância, não só para a qualidade dos nossos prédios em geral, mas, para o meio ambiente. Quanto menos energia as edificações  consumirem, melhor, pois estaremos agregando valor e obtendo uma maior qualidade de vida”,  observou.

A mesma opinião é compartilhada pelo arquiteto do TRT da 12ª Região (SC), Breno Claudio Bauer, ao afirmar que este é um tema importante, principalmente para quem atua na área de projetos. “O curso será uma excelente oportunidade para nos apresentar as novas metodologias e nos atualizar sobre os novos conceitos e práticas de  eficiência no segmento de energia sustentável”, resumiu.

Conteúdo Programático 

O curso,  que está sendo promovido pelo Centro de Educação Corporativa da Justiça do Trabalho (CEduc-JT), é composto de oito módulos e carga horária de 36 horas/aula. Se destina a capacitar as servidoras e os servidores em avaliações dos sistemas de edificações, visando à economia de recursos por meio de metodologias que resultem na eficiência energética, segundo os normativos vigentes.

As atividades serão desenvolvidas tendo por base a Instrução Normativa Inmetro para Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas.  Além das aulas teóricas, haverá  aplicação prática do método Problem-based Learning (PBL) em uma edificação real da Justiça do Trabalho.

Instrutoras 

As aulas serão ministradas pelas professoras Greici Ramos, arquiteta e urbanista com doutorado na área de eficiência energética pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Secretária das comissões de estudo da ABNT de Iluminação Natural,  de Desempenho Térmico e Eficiência Energética; e Renata De Vecchi, arquiteta e urbanista e membro da  equipe do Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações (CB3E), responsável pelo método de avaliação e classificação de eficiência energética das edificações do PBE Edifica/Inmetro.

(Andrea Magalhães/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT