Notícias

Voltar 8 de janeiro: presidente do TST e do CSJT participa de eventos em defesa da democracia

Atividades no STF e Congresso Nacional reforçam o rigor das instituições brasileiras e a defesa da democracia 

Foto de pessoas em evento no Congresso Nacional. No painel está escrito: Democracia Inabalada.

Evento realizado no Congresso Nacional (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

8/1/2024 - O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, participou, nesta segunda-feira (8), de dois atos que marcam um ano dos ataques antidemocráticos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. O ministro compareceu à abertura da exposição “Após 8 de Janeiro: Reconstrução, Memória e Democracia”, no Supremo Tribunal Federal (STF), e seguiu para o ato “Democracia Inabalada”, no Congresso Nacional.

Foto do ministro no plenário do Supremo Tribunal Federal.Ato no STF

Durante o primeiro evento, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, reforçou a importância da democracia. "Na vida brasileira, já conhecemos o caminho maldito da ditadura, na expressão de Ulysses Guimarães, e, no 8 de Janeiro, constatamos as consequências dramáticas da incivilidade, dos discursos de ódio, da desinformação e do sentimento antidemocrático”, disse. “Quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, mas meu parceiro na construção de uma sociedade aberta, plural e democrática”, completou.

A exposição, composta por fotografias, peças danificadas e outros vestígios físicos dos atos antidemocráticos, estará aberta ao público a partir desta terça-feira (9), das 13h às 17h, no térreo do edifício-sede do STF.

Ato no Congresso Nacional

Já no Congresso, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, procedeu com a reintegração simbólica da tapeçaria de Burle Marx que foi vandalizada durante os atos antidemocráticos. A obra, restaurada ao longo do último ano, faz parte de um acervo de 21 peças do Congresso Nacional danificadas em 8 de janeiro de 2023. Também foi restituída a réplica da Constituição Federal de 1988 roubada na data.

Na ocasião, o presidente Lula fez contundente defesa dos valores democráticos. “Eu digo sempre que a democracia é um exercício que cada um de nós tem de fazer todo santo dia a partir do nosso convívio familiar, para a gente poder viver em paz e ter uma vida tranquila. Quero saudar todos os brasileiros e brasileiras que se colocam acima das divergências para dizer um eloquente ‘não’ ao fascismo, porque somente na democracia as divergências podem coexistir com a paz”, afirmou.

(Sílvia Carneiro/NP)

Rodapé Responsável DCCSJT