Notícias

Voltar Live debate singularidades da pandemia sob a perspectiva da saúde e da segurança no trabalho

O encontro virtual foi realizado no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho.

(28.04/2020)

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho promoveu, nesta terça feira (28), uma live no canal oficial do Tribunal Superior do Trabalho no YouTube para debater a singularidade do momento atual sob a perspectiva da saúde e da segurança no trabalho. A atividade marca as ações do Abril Verde no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho.

Essa foi a primeira vez que o TST promoveu uma live em seu canal no Youtube. O encontro virtual contou com a coordenadora nacional do Programa Trabalho Seguro, ministra Delaíde Miranda Arantes, e o desembargador Sebastião de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), gestor nacional do programa e representante da região Sudeste. 

Trabalho Seguro x Pandemia

Os magistrados debateram, entre outros pontos, as singularidades do adoecimento ocupacional em decorrência do coronavírus, os transtornos mentais relacionados ao trabalho em tempos da Covid-19 e o cenário atual do Brasil em relação ao número de acidentes de trabalho.

Durante a live, a ministra Delaíde trouxe dados nacionais atualizados sobre o tema. Em 2019, foram autorizados 193.660 auxílios acidentários. Em 2018, ocorreram quase 500 mil acidentes de trabalho no Brasil e  entre 2012 e 2018 foram registradas quase 17 mil  mortes decorrentes de acidentes de trabalho. “A importância de prevenir acidentes e doenças do trabalho é reforçada pela informação de que, no Brasil, ocorrem acidentes do trabalho a cada 49 segundos”, afirmou. 

O desembargador Sebastião de Oliveira explicou que a data deve servir para uma reflexão no momento atual de pandemia, em que o risco de contágio aumenta substancialmente com a ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, especialmente para aqueles trabalhadores que atuam em serviços essenciais. 

“Não podemos abrir mão de norma de segurança, ainda mais neste momento”, disse. “Não podemos ficar no ‘salve-se quem puder’. Ao contrário, vamos salvar todos que pudermos”, completou.

Tira-dúvidas

Ao final do evento ao vivo, os gestores do Programa Trabalho Seguro também responderam perguntas enviadas pelos internautas durante a transmissão. Quem não conseguiu assistir ao debate, pode conferir a live na íntegra no canal oficial do TST no Youtube. 

(NV/AJ/TG)

Rodapé Responsável DCCSJT