Menu de Navegação

Notícias

null Campanha Abril Verde movimenta Justiça do Trabalho pelo país

Foram organizadas diversas ações e iniciativas em alusão ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado na última quinta, 28 de abril.

Cristo Redenter iluminado de verde (Foto: TRT da 1ª Região)

Cristo Redenter iluminado de verde (Foto: TRT da 1ª Região)

2/5/2022 - Criada com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, a campanha Abril Verde registrou diversos eventos pelos 24 Tribunais Regionais do Trabalho na última quinta-feira (28). Foram organizados debates, palestras, webinários e outras iniciativas para marcar a data, que marca o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. 

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) publicou vídeos em seu canal oficial, no YouTube, sobre os tipos de acidente de trabalho, responsabilidades do empregador e doenças ocupacionais. Também foram apresentadas quatro palestras sobre transtornos ligados ao trabalho decorrentes de acrasia, burnout e covid. Já o TRT da 1ª Região (RJ) iluminou, de verde, os arcos da Lapa e a Igreja da Penha. O Cristo Redentor também teve iluminação especial, bem como os prédios da sede do TRT-1 e do Fórum da Rua do Lavradio.

No TRT da 18ª Região (GO), foi realizado um encontro para lembrar as vítimas  de acidentes e doenças do trabalho. A ação de conscientização contou com a presença da direção do TRT, representantes da OAB-GO e MPT, gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, além de magistrados e servidores. 

Óbitos e acidentes de trabalho em 2021

Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil registrou 2,5 mil óbitos e 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) em 2021. Os números representam um acréscimo de 30% em relação ao ano anterior. Entre 2012 e 2021, foram registradas 22,9 mil mortes e 6,2 milhões de CATs no mercado formal de trabalho brasileiro.

Abril Verde

O Movimento Abril Verde é um projeto de âmbito nacional que busca alertar para a importância da prevenção de acidentes laborais. A data de 28 de abril foi instituída como o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho” por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei nº 11.121/05, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Confira outras ações dos TRTs:

TRT-4 (RS)
TRT-5 (BA)
TRT-7(CE)
TRT-8 (PA/AP)
TRT-9 (PR)
TRT-10 (DF/TO)
TRT-11 (AM/RR)
TRT-12 (SC)
TRT-13 (PB)
TRT-14 (RO/AC)
TRT-17 (ES)
TRT-20 (SE)
TRT-22 (PI)
TRT-23 (MT)
TRT-24 (MS)

(Rodrigo Tunholi/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT