Notícias

Voltar Cássio Colombo Filho toma posse como desembargador do TRT-PR

Cássio Colombo Filho toma posse como desembargador do TRT-PR

A solenidade de celebração de posse do desembargador Cássio Colombo Filho ocorreu na última sexta-feira (14), às 18h, no auditório Pedro Ribeiro Tavares, localizado no edifício sede do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). A cerimônia foi conduzida pela presidente do Tribunal, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão.

O homenageado foi recepcionado na Sala de Sessões pelo decano do Tribunal, desembargador Tobias de Macedo Filho. Momentos depois, Cássio Colombo Filho recebeu a toga das mãos de sua mãe, Noeli Colombo.

Em seu discurso, o desembargador recordou sua trajetória de mais de 20 anos de magistratura. Afirmou que após esse período considera-se um magistrado bem diferente. “Sou bem mais ponderado”, ressaltou. Sobre a árdua tarefa do magistrado, declarou: “Uma atividade que toma tanto tempo, tem que ser realizada com leveza para não se tornar um fardo pesado. Não é tão difícil quando se gosta do que se faz”.

Afirmou que, no tempo presente, o juiz necessita de habilidades diferentes, incluindo informática. Novos sistemas eletrônicos de tramitação de processos que precisam de ajustes, como o PJe-JT, são desafios que serão superados. “Com astúcia conseguiremos conciliar os primados das garantias do processo com a eficiência dos meios da informática”.

Por fim, o desembargador Cássio Colombo Filho ressaltou que atualmente o exercício da jurisdição é diferente. O trabalho é compartilhado com servidores, assessores e assistentes. “A jurisdição não pode ser exercida solitariamente. Vejo distante aquela figura do juiz solitário, encastelado em seu gabinete. O estudo é pessoal, a decisão é fruto de reflexão e construção de seu estudo aliado a sua experiência de vida. Mas a conclusão de sua atividade é em equipe”.

“Existem cargos que procuram os homens, mais até do que são por eles procurados. Sua ascensão ao Tribunal tem essa marca”, declarou a presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, em sua homenagem ao desembargador Cássio Colombo Filho. “Não hesito em afirmar minha plena convicção de que prosseguirá escrevendo com brilho e maestria sua história nesta Casa, com as qualidades que alia a um espírito democrático manifesto – e que se traduz nas decisões colegiadas de que participa desde as primeiras convocações”, completou a magistrada.

Confira a íntegra da noticia publicada pelo TRT-PR neste link.

(Fonte: TRT-9)

Rodapé Responsável DCCSJT