Notícias

Voltar Celebrado acordo de cooperação técnica para integrar escolas judiciais dos tribunais do Rio

Objetivo é possibilitar intercâmbio de visões plurais sobre temas comuns; iniciativa também promove a economicidade no compartilhamento de atividades de capacitação, evitando gastos e esforços desnecessários

Acordo celebrado no TRT-1

Acordo celebrado no TRT-1

20/11/2023 - No dia 9 de novembro, foi celebrado um acordo de cooperação técnica com o objetivo de integrar as escolas judiciais dos tribunais do estado do Rio de Janeiro. Na cerimônia, realizada no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) foi representado por seu presidente, o desembargador Cesar Marques Carvalho.

Com a assinatura do acordo, será possibilitada a ampliação das opções de cursos e palestras a serem oferecidos de forma coordenada. Além da Escola Judicial do TRT-1 (Ejud1), estão envolvidas na iniciativa as instituições acadêmicas do TRF2, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ).

O objetivo da integração das instituições acadêmicas oficiais é possibilitar o intercâmbio de visões plurais, trazidas pelos diferentes segmentos do Poder Judiciário sobre temas comuns. A iniciativa também promoverá a economicidade no compartilhamento de atividades de capacitação, evitando gastos e esforços desnecessários.

Na solenidade, o TRT-1 também foi representado pelo corregedor regional, desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira; e pelo vice-diretor da Ejud1, desembargador José Luis Campos Xavier. A cerimônia ainda contou com magistrados e servidores do TRF2, do TJ/RJ e do TRE/RJ.

Importância do acordo

Após as assinaturas que formalizaram o acordo de cooperação técnica e acadêmica, os representantes das escolas judiciais enfatizaram a importância histórica da iniciativa e destacaram a comunhão de esforços para viabilizar a integração interinstitucional. O convênio entre os centros de formação e aperfeiçoamento de magistrados se alinha com os propósitos do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj), instituído em agosto deste ano, com as assinaturas dos presidentes de TRT-1, TRF2, TJ/RJ e TER/RJ.  

Entre as linhas de ação definidas pelo fórum, está justamente o programa de integração entre as escolas judiciais do estado fluminense. O objetivo é promover cursos de capacitação para os(as) juízes(as) das casas de justiça contratantes, com uma programação baseada em atividades conduzidas por profissionais especializados em temas estratégicos.

Fonte: TRT da 1ª Região (RJ)

Rodapé Responsável DCCSJT