Notícias

Voltar CNJ realiza a Semana Nacional da Conciliação em novembro

A campanha, promovida em todo o país, visa à solução consensual dos conflitos nos tribunais do Trabalho, nos de Justiça, e nos Federais.

25/10/2021 - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, de 8 a 12 de novembro, a 16ª Semana Nacional da Conciliação. A campanha, promovida em todo o país, visa à solução consensual dos conflitos nos tribunais do Trabalho, nos de Justiça, e nos Federais.

Nesta edição, o CNJ pretende mobilizar os tribunais do país para buscar soluções por meio da conciliação para as chamadas execuções civis, que representam atualmente o principal empecilho da tramitação das ações judiciais no Brasil.

Com o tema "Conciliação: mais tempo para você", a temática se alinha a um dos objetivos pretendidos com a solução negociada de conflitos: a celeridade no cumprimento das decisões judiciais.

Como participar?

Caso o cidadão ou a instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita. No caso da Justiça do Trabalho, o jurisdicionado pode procurar as Varas do Trabalho de origem do processo ou com os Centros Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs-JT).

Os tribunais também estão selecionando processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito.

Saiba como conciliar seu processo na Justiça do Trabalho.

Com informações do CNJ

Rodapé Responsável DCCSJT