Congresso internacional da Justiça do Trabalho vai debater as relações de trabalho na sociedade contemporânea - CSJT2
Congresso internacional da Justiça do Trabalho vai debater as relações de trabalho na sociedade contemporânea
O evento ocorrerá, de 2 a 4 de março, no Tribunal Superior do Trabalho. As inscrições já estão abertas.

22/1/2026 - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai sediar, de 2 a 4 de março, o Congresso Diálogos Internacionais: Relações de Trabalho na Sociedade Contemporânea, que reunirá especialistas do Brasil e do mundo para debater os principais desafios das relações de trabalho neste século.
O congresso será no Plenário Arnaldo Süssekind, do TST, em Brasília. As inscrições já estão abertas e são exclusivas para participação presencial.
Inscreva-se! Participe!
Programação
A programação prevê debates sobre questões como automação, precarização do trabalho e impactos das novas tecnologias. O congresso visa promover uma discussão com abordagem transdisciplinar e colaborativa para a construção de soluções diante das transformações do mundo do trabalho.
Os palestrantes serão divulgados em breve, mas, entre as temáticas abordadas, estão:
- Modelos de Jurisdição Trabalhista na Perspectiva Internacional Comparada;
- A “Pejotização” em Perspectiva Interinstitucional: Impactos Éticos, Tributários e Sociais;
- Direito Coletivo, Liberdade Sindical e Novas Formas de Trabalho;
- Relações de Trabalho Contemporâneas: Análises a partir de Evidências;
- Inteligência Artificial, Gestão Algorítmica e o Futuro das Profissões/Ocupações;
- O Desafio da Regulamentação do Trabalho Plataformizado e seus aspectos econômicos; e
- A Indivisibilidade dos Direitos e a Proteção do trabalho da mulher e suas interseccionalidades.
Ação conjunta
Organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), o Congresso Internacional Relações de Trabalho na Sociedade Contemporânea é uma parceria da Enamat com o TST, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O evento é voltado a magistrados e magistradas da Justiça do Trabalho, membros do Ministério Público do Trabalho, advocacia, auditores e auditoras fiscais do trabalho, representantes de entidades sindicais, trabalhadores e trabalhadoras, além de profissionais e pesquisadores interessados na temática trabalhista.
Serviço
Congresso Diálogos Internacionais: Relações de Trabalho na Sociedade Contemporânea
Data: 2 a 4 de março de 2026
Local: Tribunal Superior do Trabalho, Plenário Arnaldo Süssekind (Bloco B).
Evento presencial. Inscreva-se!
(Sofia Martinello/AJ)
Conteúdo de Responsabilidade da SECOM/TST
Secretaria de Comunicação Social do TST
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907







